Postado por [email protected] em 29/mar/2020 - Sem Comentários
Fique em casa: Águas de Manaus levará atendimento até a porta dos clientes a partir desta semana
Com os atendimentos presenciais suspensos até o fim da pandemia do coronavírus, a Águas de Manaus vai disponibilizar um novo serviço para levar mais comodidade aos seus clientes a partir desta segunda-feira (30). Equipes da concessionária vão passar a atender de porta em porta. Sem sair de casa, a população vai poder tirar dúvidas, negociar débitos, efetuar pagamentos e solicitar diversos serviços da concessionária, como a troca de titularidade, o cadastro na tarifa social e a segunda via da fatura, entre outros que estavam disponíveis nos pontos presenciais.
Os funcionários da empresa estarão devidamente identificados com uniforme, crachás e utilizando apenas veículos com a logomarca da concessionária. As equipes que atuam neste serviço estão utilizando equipamentos de proteção individual (EPI) indicados para evitar a disseminação do coronavírus, como máscaras e álcool em gel, cumprindo todas as recomendações de órgãos como a Organização Mundial da Saúde (OMS).
As equipes de atendimento porta a porta estarão divididas em duas frentes. A primeira delas, vai ficar no bairro onde o programa “Vem com a Gente” estiver atuando. Hoje, o programa está no bairro da Paz, na zona Centro-Oeste. Outros locais na mesma região, como Alvorada, Planalto e Redenção devem ser visitados pelo Vem com a Gente nos próximos meses. “O Vem com a Gente sempre manteve os atendimentos concentrados em um único ponto do bairro. Mas, para seguir todas as recomendações recentes dos órgãos de saúde e evitar aglomerações, resolvemos adotar esse novo método. Nossos colaboradores que ficavam no ponto fixo vão agora, até a porta dos clientes, para tirar dúvidas e resolver qualquer pendência. Todos os serviços que estavam disponíveis no ponto de atendimento podem ser solicitados na porta da casa do morador. Ninguém vai precisar se preocupar em sair de casa nesse período que estamos atravessando”, destacou o gerente Comercial da Águas de Manaus, Waldyr Vilanova.
O Vem com a Gente é o programa itinerante da Águas de Manaus, que visa promover a regularização dos serviços de água e esgoto na cidade. Criado em agosto de 2018, o programa já visitou 27 bairros, beneficiando aproximadamente 690 mil pessoas e promovendo a regularização de mais de 105 mil residências na cidade, com serviços como troca de hidrômetros, vistorias, correção de vazamentos, novas ligações de água, extensões de rede para regiões de becos e palafitas, cadastros na tarifa social e negociações de débito.
ATENÇÃO ESPECIAL – A segunda frente do novo atendimento de porta em porta da Águas de Manaus vai circular pela cidade. Serão 25 equipes que vão até moradores que estejam encontrando dificuldades para quitar seus débitos neste momento, ou que ainda não conseguiram entrar em contato com a empresa através dos canais digitais.
Os colaboradores vão auxiliar os clientes na negociação, oferecendo condições especiais, como o parcelamento flexível. A intenção das equipes é, trazer facilidades ao cliente e também evitar que ele saia de casa para resolver as pendências. “Já realizamos diversas campanhas para que as pessoas se regularizem. E a população é sempre receptiva a esse tipo de ação. O que vamos fazer agora, é ter uma postura proativa, indo até esses clientes que enfrentam dificuldades para manter as contas em dia, oferecendo as mesmas condições especiais de negociação. É um novo serviço e nossos colaboradores foram treinados para atender a população com empatia, ouvindo as necessidades individuais de cada morador e buscando a melhor solução”, completou Waldyr. Vale destacar que essas equipes também vão seguir todas as recomendações dos órgãos de saúde, para prevenção ao coronavírus. Além dos uniformes da empresa, estas equipes vão utilizar um colete com a frase “posso ajudar?”. Em 2019, a Águas de Manaus realizou, em média, 4 mil acordos por mês com seus clientes, encerrando pendências que se arrastavam por décadas.
ATENDIMENTOS VIRTUAIS– Águas de Manaus suspendeu, no último dia 19, os atendimentos presenciais em seus oito pontos físicos na cidade de maneira temporária. A concessionária pede que os clientes procurem os canais virtuais de atendimento da empresa, que estão sendo reforçados para atender todas as demandas. O cliente da Águas de Manaus tem à disposição os seguintes meios de atendimento 24h por dia: Call Center: 0800 092 0195; WhatsApp (92) 98264-0464; o Aplicativo “Águas APP”, disponível nos sistemas operacionais IOS e Android e a Agência virtual, no site da concessionária www.aguasdemanaus.com.br .
Postado por [email protected] em 27/mar/2020 - Sem Comentários
Medida segue recomendações do Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde para evitar a transmissão do novo coronavírus
O contexto imposto pela pandemia do novo coronavírus tem exigido soluções criativas de todos. Como forma de inovação, o laboratório da concessionária Águas de Manaus, que fica localizado no Complexo da Ponta do Ismael, optou por produzir o próprio álcool em gel. O produto passou a ser disponibilizado aos colaboradores da empresa que atuam principalmente em atividades externas, executando serviços nas ruas de Manaus. O trabalho destes colaboradores é essencial para que o sistema de abastecimento da capital siga em operação durante o período de enfrentamento a doença.
Os funcionários da Águas de Manaus estão recebendo orientações para utilizar os kits com álcool para higienizar constantemente as mãos e fazer a limpeza interna dos veículos, especialmente em locais como volantes, travas de segurança, bancos e outros acessórios. Os colaboradores que atuam nas ruas também estão recebendo máscaras de proteção e vão manter a distância recomendada pelos órgãos de saúde, caso seja necessário qualquer contato com os clientes.
A ideia de produzir o próprio álcool em gel no laboratório da concessionária foi motivada por dois pontos: a escassez do produto no mercado, devido à grande procura nas últimas semanas, e a necessidade de manter os colaboradores protegidos durante o trabalho. “Quem está em campo, nem sempre tem acesso rápido fácil a um local para higienizar as mãos com água e sabão, como as autoridades sanitárias estão orientando. E o álcool em gel é a forma mais prática para promover uma boa assepsia. Para produzi-lo, usamos um álcool mais concentrado, que é utilizado no nosso dia a dia e diluímos, para ficar adequado ao uso cotidiano e em contato com pele”, disse Géssica Oliveira, engenheira química que atua no laboratório da concessionária.
A demanda pelo álcool em gel aumentou no Brasil desde último dia 11 de março, quando a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou pandemia para o coronavírus, causador da doença COVID-19, uma infecção respiratória altamente transmissível que já registra mais de 500 mil casos em todo o mundo. O uso do álcool etílico hidratado ou em gel 70% se tornou um dos maiores aliado no combate à disseminação da doença no mundo, pois elimina o vírus e protege contra a infecção.
SERVIÇO ESSENCIAL – A Águas de Manaus tem cerca de 1200 colaboradores. Boa parte deles atuam em atividades externas, como os leituristas, e os agentes de saneamento (que atuam em serviços como correção de vazamento e manutenções diárias). Além do álcool em gel, os colaboradores têm recebido um reforço diário de orientações sobre como se proteger da doença, como evitar proximidade física, cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, entre outras.
A empresa também adotou medidas de precaução aos colaboradores dos grupos de risco, implementando o regime de trabalho em home office para os evitar riscos de contaminação nas unidades da concessionária. A Águas de Manaus ainda criou um comitê de combate ao novo coronavírus, com ações que estão sendo repassadas a todos os funcionários internos e externos durante o período de enfrentamento à doença, seguindo o parâmetro recomendado às outras empresas do grupo nos 11 estados brasileiros onde atua.
“A Águas de Manaus presta um serviço essencial para a cidade, que não pode parar. A água também virou um item fundamental no combate ao coronavírus. Por isso, montamos um plano para que nossas equipes sigam atuando nas ruas da cidade, mas que também estejam protegidas contra a doença. O kit de higienização, com o álcool em gel feito no laboratório da empresa, é mais um ponto nesse processo de manter nossos serviços funcionando. Todos os nossos colaboradores terão acesso ao álcool em gel, principalmente quem trabalha nas ruas. Seguiremos levando saúde e qualidade de vida para a cidade”, disse o diretor-executivo da concessionária, Luiz Couto.
ATENDIMENTOS NOS CANAIS VIRTUAIS – Águas de Manaus suspendeu, na última semana, os atendimentos presenciais em seus oito pontos físicos na cidade de maneira temporária. A medida segue as recomendações do Ministério da Saúde, para evitar aglomerações de pessoas e conter o avanço do Coronavírus. O bem-estar e a saúde de colaboradores e clientes são prioridade para a empresa neste momento. Desde quinta-feira (19), os atendimentos na loja Central da Leonardo Malcher e PAC´s Sumaúma, Compensa, São José, Alvorada, Praça 14, PAC T4 e PAC Via Norte estão suspensos. A empresa pede que os clientes procurem os canais virtuais de atendimento da empresa, que estão sendo reforçados para atender todas as demandas.
Nos canais virtuais, é possível tirar dúvidas, negociar débitos e solicitar diversos serviços que estavam disponíveis nos pontos presenciais. Entre eles, estão a emissão de segunda via da fatura, consulta de débitos, religação, troca de titularidade e novas ligações de água. Ainda é possível acompanhar o andamento de qualquer serviço solicitado. Tudo isso, sem sair de casa. O cliente da Águas de Manaus tem à disposição os seguintes meios de atendimento 24h por dia: Call Center: 0800 092 0195; WhatsApp (92) 98264-0464; o Aplicativo “Águas APP”, disponível nos sistemas operacionais IOS e Android e a Agência virtual, no site da concessionária www.aguasdemanaus.com.br .
NOVO CORONAVÍRUS – A COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo novo coronavírus, identificado pela primeira vez em dezembro de 2019, em Wuhan, na China. Os sintomas mais comuns são febre, cansaço e tosse seca, mas algumas pessoas infectadas não apresentam sintomas. Cerca de 80% dos doentes se recupera sem precisar de tratamento especial, mas uma em cada seis pessoas fica gravemente doente e desenvolve dificuldade em respirar. As pessoas idosas e as que têm outras condições de saúde como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver doenças graves. Para evitar a doença, a OMS recomenda lavar as mãos com água e sabão ou higienizador à base de álcool; manter pelo menos 1 metro de distância entre qualquer pessoa que esteja tossindo ou espirrando; evitar tocar nos olhos, nariz e boca; ficar em casa se não se sentir bem, entre outras recomendações.
Postado por [email protected] em 25/mar/2020 - Sem Comentários
Manaus, 25 de Março de 2020 – A Águas de Manaus informa que irá cumprir todas as determinações anunciadas nesta quarta-feira (25) pelo poder concedente (Prefeitura) e pelo poder Judiciário. Estamos enfrentando um período de profundas mudanças para a sociedade diante de uma pandemia inimaginável. E a água tratada tem um papel vital no processo de combate ao novo coronavírus.
A Águas de Manaus segue com o compromisso de levar água tratada até as torneiras de mais de 2,2 milhões de pessoas na capital. Atenderemos as determinações de não realizar cortes por inadimplência durante o período de enfrentamento a pandemia, bem como ofereceremos condições especiais de pagamento para as faturas em atraso. Nossa principal preocupação, no momento, é com a saúde de nossos clientes e colaboradores.
Informamos, ainda, que as faturas continuarão sendo entregues na casa de nossos clientes durante o período, para que as pessoas que têm condições de pagar, mantenham-se em dia com a concessionária.
A Águas de Manaus destaca que está sempre disposta a ouvir o cliente, oferecer condições especiais de negociação e resolver qualquer pendência de maneira bem flexível, mantendo a mesma postura desde que chegou na cidade.
Durante o período de combate ao coronavírus, reforçamos os nossos canais virtuais de atendimento, que estão disponíveis 24h. São eles: SAC 0800-092-0195, Whatsapp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP. Reforçamos as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), para que todos permaneçam em casa, durante esse período.
Postado por [email protected] em 24/mar/2020 - Sem Comentários
ATUALIZAÇÃO – Falta de energia elétrica afeta o sistema de abastecimento de água tratada em Manaus
Manaus, 24 de março de 2020 – A Águas de Manaus informa que devido ao blecaute que deixou a cidade inteira sem energia elétrica na manhã desta terça-feira (24), a produção e distribuição de água tratada foram afetadas em todas as regiões da capital. As quatro estações de tratamento da capital (Ponta do Ismael I e II, Ponta das Lajes e Mauazinho) e todos os Centros de Produção de Água Subterrânea (CPAS) administrados pela concessionária foram desligados. A energia começou a ser reestabelecida por volta das 13h e algumas das unidades da Águas de Manaus já voltaram a operar. Mesmo assim, bairros em toda a cidade de Manaus podem apresentar oscilações no abastecimento de água nas próximas 48h, devido ao tempo de recuperação dos sistemas hidráulicos de abastecimento de Manaus.
A Águas de Manaus pede que as pessoas façam o uso consciente da água neste período. Nossas equipes seguirão trabalhando para normalizar a situação no menor tempo possível. Qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa, deve ser registrada em nossos canais oficiais de relacionamento com o cliente: SAC 0800-092-0195, Whatsapp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.
Postado por [email protected] em 22/mar/2020 - Sem Comentários
COMUNICADO – Falta de energia elétrica afeta o sistema de abastecimento de água tratada em Manaus
Manaus, 22 de março de 2020 – A Águas de Manaus informa que devido ao blecaute que deixou a cidade sem energia elétrica na tarde deste domingo (22), a produção e distribuição de água tratada foram afetadas em todas as regiões da capital. As quatro estações de tratamento da capital (Ponta do Ismael I e II, Ponta das Lajes e Mauazinho) e todos os Centros de Produção de Água Subterrânea (CPAS) administrados pela concessionária foram desligados. A energia começou a ser reestabelecida e algumas dessas unidades já voltaram a operar. Mesmo assim, bairros em toda a cidade de Manaus podem apresentar oscilações no abastecimento de água nas próximas 48h, devido ao tempo de recuperação dos sistemas hidráulicos de abastecimento de Manaus.
A Águas de Manaus pede que as pessoas façam o uso consciente da água neste período e seguirá trabalhando para normalizar a situação no menor tempo possível. Qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa, deve ser registrada em nossos canais oficiais de relacionamento com o cliente: SAC 0800-092-0195, Whatsapp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.
Postado por [email protected] em 19/mar/2020 - Sem Comentários
Águas de Manaus informa que decidiu suspender temporariamente os atendimentos presenciais em seus oito pontos físicos na cidade. A medida segue as recomendações do Ministério da Saúde, para evitar aglomerações de pessoas e conter o avanço do Coronavírus. O bem-estar e a saúde de colaboradores e clientes são prioridade para a empresa neste momento.
A partir desta quinta-feira (19), os atendimentos na loja Central da Leonardo Malcher e PAC´s Sumaúma, Compensa, São José, Alvorada, Praça 14, PAC T4 e PAC Via Norte estão suspensos.
A Águas de Manaus pede que os clientes procurem os canais virtuais de atendimento da empresa, que estão sendo reforçados para atender todas as demandas.
Nos canais virtuais, é possível tirar dúvidas, negociar débitos e solicitar diversos serviços que estavam disponíveis nos pontos presenciais. Entre eles, estão a emissão de segunda via da fatura, consulta de débitos, religação, troca de titularidade e novas ligações de água. Ainda é possível acompanhar o andamento de qualquer serviço solicitado. Tudo isso, sem sair de casa.
O cliente da Águas de Manaus tem à disposição os seguintes meios de atendimento 24h por dia:
*Call Center*: 0800 092 0195, que oferece atendimento 24h por dia.
*WhatsApp*: (92) 98264-0464, que também funciona 24h. Para começar a utilizar a ferramenta, basta que o usuário mande uma mensagem para este número no aplicativo de mensagens, digite sua matrícula, confirme seus dados e escolha a opção de serviço desejada. É possível consultar contas em aberto, obter segunda via da fatura, pedir religação, parcelar um débito e monitorar o status de serviços solicitados. O atendimento via Whatsapp oferece ainda mais comodidade para o cliente resolver pendências e demandas.
*Aplicativo “Águas APP”* – A Águas de Manaus possui um aplicativo exclusivo para atendimento ao cliente, o “Águas APP”, que está disponível nos sistemas operacionais IOS e Android. Para ter acesso aos serviços do aplicativo, é necessário apenas fazer o download gratuito na Apple Store ou Play Store. Em seguida, o cliente deve inserir a UF correspondente e o CPF do titular para buscar o serviço desejado.
*Agência virtual* – Pelo site da concessionária, o usuário pode acessar a página www.aguasdemanaus.com.br, ir até a aba “Serviços On Line”, inserir o CPF do titular e a matrícula e ter acesso a uma gama de serviços. Nesta plataforma, o cliente conta com mais facilidade para consulta de débitos, emissão de 2ª via da fatura, solicitação de religações e reparos, vistorias, análise de consumo e certidões negativas da fatura de um jeito rápido e prático. A agência virtual funciona 24h por dia.
*AÇÕES DE PREVENÇÃO* – Desde a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Manaus, na última semana, a concessionária vem realizando ações conscientização de seus colaboradores sobre medidas de prevenção, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde. Entre elas, estão a higienização das mãos, atenção aos colaboradores dos grupos de risco, e evitar contato físico com pessoas doentes.
A concessionária, que faz parte do grupo Aegea, também instalou um comitê para desenvolver ações de prevenção e combate ao Covid19, seguindo o parâmetro recomendado às outras empresas do grupo nos 11 estados brasileiros onde atua: Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Santa Catarina, Rondônia, Maranhão, Espírito Santo, Piauí e, mais recentemente no Amazonas.
A Águas de Manaus reforça seu compromisso com a população, apoio ao poder público e seguirá promovendo ações para zelar pela saúde de colaboradores e clientes. A concessionária conta com a compreensão de todos nesse momento em que há um grande esforço para evitar o avanço do novo vírus pelo país.
Postado por [email protected] em 16/mar/2020 - Sem Comentários
A Águas de Manaus informa que em virtude de manutenção de rede emergencial na Rua Belo Horizonte com Avenida Paraíba, o Sistema Mocó foi parcialmente interrompido. Por isso, algumas áreas dos bairros Adrianópolis e Aleixo, Conjunto Bea/Ica Paraíba, Conjunto Celetra, Conjunto Adrianópolis, Conjunto Manauense podem apresentar oscilações no abastecimento de água. A previsão de normalização do serviço é a partir de 15h. Qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa, deve ser registrada em nossos canais oficiais de relacionamento com o cliente: SAC 0800-092-0195, Whatsapp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.
Postado por [email protected] em 12/mar/2020 - Sem Comentários
A água que chega às torneiras dos manauaras passa por um rígido controle de qualidade para ser oferecida de forma satisfatória para a população. O processo passa por manutenção e limpeza periódica nos reservatórios e poços tubulares profundos. Mais de 17 mil análises por mês de controle de qualidade de água são realizadas para garantir a saúde e qualidade de vida de mais de 2 milhões de pessoas da capital.
Neste mês de março, o relatório da qualidade da água referente ao ano de 2019 está sendo entregue para os clientes da concessionária junto com as faturas. O objetivo é dar transparência e visibilidade ao trabalho desenvolvido para garantir que a água captada e tratada pela concessionária chegue até ao cliente com os níveis de potabilidade dentro do que é exigido pelo Ministério da Saúde.
Para garantir que a água seja analisada a partir de várias regiões da cidade, a concessionária Águas de Manaus possui 561 pontos de coleta distribuídos por todas as zonas. Diariamente, equipes do setor de qualidade da água da empresa percorrem esses pontos, realizam análises na hora e coletam frascos de água que são enviados posteriormente para laboratórios.
“De hora em hora, laboratoristas analisam características como cor, turbidez, ph e cloro, da água estão dentro dos padrões. A água que é distribuída para a população precisa sempre estar dentro das normas e critérios de qualidade, obedecendo um rígido controle. Estas informações sobre a qualidade da nossa água são disponibilizadas mensalmente nas faturas e para os órgãos que regulam o nosso serviço, como a Ageman e o Ministério da Saúde. Neste mês de março, os nossos clientes também estão tendo acesso ao relatório anual, que está sendo anexado nas faturas de água. Isso dá mais transparência às nossas ações e reforça todo o trabalho que a empresa tem para manter essa qualidade”, disse Eduardo Kale, Coordenador de Controle de Qualidade e Tratamento de Água e Esgoto da Águas de Manaus.
De acordo com o relatório da Qualidade da Água de 2019, foram distribuídos 741 milhões de litros de água por dia na cidade e realizados mais de 240 mil análises de água nas ETAs, Reservatórios, CPAs e redes de distribuição ao longo do ano. O relatório com todos os dados anuais está disponível no site da concessionária e também está sendo disponibilizado aos consumidores nas contas de água, de uma maneira bem fácil de entender. O relatório cumpre as regulamentações do decreto 5.444/2005 sobre procedimentos de controle e qualidade da água e divulgação de informações ao consumidor.
ESTRUTURA – Ao todo o sistema de produção de água em Manaus é composto por quatro estações de tratamento de água (ETA´s): duas localizadas na Ponta do Ismael, na Compensa, uma localizada no bairro Mauazinho e uma localizada na Ponta das Lajes, no bairro Colônia Antônio Aleixo. Além disso, mais 44 Centro de Produção de Águas Subterrâneas (CPAs) complementam o sistema de abastecimento de água da capital.
O processo de captação da água consumida pelos manauaras é feito por equipamentos que coletam água do rio Negro. O processo é rígido e diferenciado devido aos sedimentos encontrados nas águas escuras do rio Negro. Durante os procedimentos para tratamento da água, são adicionados elementos químicos como cal, flúor e polímeros, que removem as impurezas, bactérias e toda a matéria orgânica que faz a água do rio Negro ser escura. Com todos esses cuidados e medidas, a água consumida pelos manauaras está dentro dos padrões de usabilidade e consumo estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
ANÁLISES EM LABORATÓRIO– A água tratada pela concessionária também passa diariamente por análises em laboratórios. Através de processos físico-químicos e microbiológicos, onde são verificados a turbidez, cloro livre, cor aparente, coliformes totais, presença de metais, presença de microorganismos de origem animal, que podem transmitir doenças de veiculação hídrica (diarreia, amebíase, cólera). A Águas de Manaus tem um laboratório próprio, na Ponta do Ismael, onde estas análises são realizadas. Os processos obedecem os padrões nacionais pré-definidos pelo Ministério de Saúde, que possibilitam a distribuição de uma água perfeita para o consumo e atividades diárias.
Postado por [email protected] em 09/mar/2020 - Sem Comentários
Manaus, 09 de março de 2020 – A Águas de Manaus informa que por falta de energia elétrica, o Sistema Alvorada foi totalmente paralisado no começo da tarde desta segunda-feira (09). Por isso, bairros das zonas Centro-Oeste e Norte podem apresentar oscilações no abastecimento de água ao longo do dia. A Amazonas Energia reestabeleceu a energia elétrica no sistema por volta das 15h. O abastecimento de água tratada será normalizado nos locais afetados em até 10h após o retorno da energia elétrica. Qualquer ocorrência que necessite intervenção da empresa, deve ser registrada em nossos canais oficiais de relacionamento com o cliente: SAC 0800-092-0195, Whatsapp 98264-0464, site aguasdemanaus.com.br e aplicativo Águas APP.
Bairros afetados:
SH – Campos Elíseos: Redenção, Campos Elíseos, Jardim Versalhes, Conj. Canaã, Belvederes, Ajuricaba, Flamanal, Bela Vista, Lírio do Vale II, Lírio do Vale I, Augusto Monte Negro, Bairro União, Alvorada I, II e III, Duque de Caxias, Conj. Eucalypto, Conj. Jardim Portugal, João Bosco, Conj. Vila da Barra, Conj. Murici, Conj. Uirapuru, Conj. Itapuã, Conj. Parque das Samambaias, Conj. Kissia, Conj. Déborah, Conj. Tropical, Conj. Aripuanã, Dom Pedro I,II, Santa Terezinha, Conj. Ouro Verde, Res. da Ilha e Cond. Lion. SH – Eduardo Gomes: Eduardo Gomes, Conjunto Hileia I, II, Bairro da Paz, Sto. Dumont, redenção, Conjunto Versalles.
SH – Eduardo Gomes: Eduardo Gomes, Conjunto Hileia I, II, Bairro da Paz, Sto. Dumont, Redenção.
SH – Mundo Novo: Mundo Novo, Parque das Nações, Beija Flor I, II e II, e IV, Conjunto Santa Cruz, Conjunto Subtenente-Sargento, Condominio Ozias Monteiro, Conjunto Rio Maracanã.
SH – Colonia Santo Antônio: Colonia Santo Antônio, José Bonifácio, Monte Sinai, Vale do Sinai, Manoa, Terra Nova I,II, Novo Israel, Lot. América do Sul, Lot. Canaã, Celebridade, Jesus Me Deu, Cond. Alegro, Condominio Conquista.
SH – Monte das Oliveiras: Monte das Oliveiras, Monte Pascoal, Pq. Florestal, Monte Cristo, Com. Luis Otavio, Lot. Fortaleza, Sta. Tereza, Com. Peniel, Lot. Raquel, Vitoria Regia, Vista Alegre, Lot. Agnus Dey e Cidadão XII, Conj. Vila da Barra.
SH – Nova Cidade: Nova Cidade, Conj. Carlos Braga, Cidadão VI.
SH -Terra Nova III: São Luis, Lot. Rio Piorini, Terra Nova III, Sta. Marta
SH – Cidade Nova: Cidade Nova I,II, Nucleos-1-2-3-4-5-6-7-8-9-10-11-12-13-14-15-16, Conj. Canaranas, Vila Real, Riacho Doce I II e III, Boas Novas, Nossa Senhora Perpétuo Socorro, Águas Claras.
SH -Sta. Etelvina: Santa Etelvina I, II Vera Cruz, Pq. Sta. Etelvina, União da Vitoria.
SH – Francisca Mendes: Francisca Mendes, Campo Dourado, Ribeiro Junior, Renato Souza Pinto II, Parque Eduardo Braga, Conjunto Galileia I, II, Osvaldo Frota, Americo Medeiros, Omar Aziz, Aliança com Deus, Raio de Sol, Fazendinha, Renato Souza Pinto II.
Postado por [email protected] em 09/mar/2020 - Sem Comentários
A água tratada que abastece as zonas Leste e Norte de Manaus, chega às torneiras de mais de 600 mil moradores da cidade com um toque feminino. A técnica em química Karla Patrícia Mascarenhas, 31, cuida de cada detalhe na Estação de Tratamento de Água (ETA) da Ponta das Lajes, que abastece as regiões mais populosas da capital. Karla é a única mulher entre os 44 operadores de ETA da concessionária Águas de Manaus. Ela entrou para o quadro de colaboradores da empresa no começo do ano e se destaca em um cargo que ainda é muito ligado ao universo masculino.
Entre as responsabilidades que Karla carrega diariamente, estão algumas funções essenciais para a manutenção da Estação da Ponta das Lajes: monitorar a produção da água tratada, controlar as dosagens de produtos químicos que atuam no tratamento da água e os processos de limpeza da ETA, além de documentar todos os dados do processo de tratamento durante seu turno. “Fiquei sabendo que não havia mulher atuando nesta área na empresa. Isso me deixou ainda mais empolgada com o desafio. Sempre é bom ter uma ‘barreira’ para gente superar. Sei que tenho uma responsabilidade enorme em minhas mãos, mas, ao mesmo tempo, me sinto satisfeita em saber que meu trabalho contribui para a qualidade de vida na cidade”, disse Karla. Ela, inclusive, consome a própria água que ajudou a tratar, pois é moradora do bairro Cidade de Deus, que é abastecido pela ETA Ponta das Lajes. Ao longo do dia, 198 milhões de litros são captados, tratados e distribuídos a partir da estação.
Karla espera que sua história inspire novas mulheres a ingressar na carreira e em diversas funções ligadas ao saneamento básico. “Na faculdade mesmo, eu já estudava com poucas mulheres. Os homens ainda são maioria na área, mas eu nunca vi isso como uma dificuldade. Por isso, quero que a mulherada se inspire e não tenha medo de fazer o que deseja, mesmo que precisem derrubar qualquer barreira. Tem que ter eletricista mulher, química mulher, motorista de caminhão… a mulher pode exercer toda função que quiser no mercado de trabalho”, disse a operadora de ETA.
DE PORTA EM PORTA – Rute Chagas Paulino, 47, trabalha há dois anos na empresa. Já atuou em funções administrativas, mas sempre teve um objetivo dentro da empresa: se tornar uma leiturista. Para uma pessoa que se descreve como “apaixonada pela rua”, ela está na função ideal. Diariamente, Rute percorre as ruas da cidade, visitando as casas e conferindo hidrômetro por hidrômetro, imprimindo e entregando as faturas no mesmo instante nas mãos dos clientes.
Faça chuva ou faça sol, Rute cumpre sua rota diariamente com um sorriso no rosto. Em média, são cerca de 450 faturas impressas por dia. “Me sinto honrada nesta função. Nós, leituristas, temos a responsabilidade de fazer a ponte entre empresa e cliente através da fatura. Isso é muito importante. É um trabalho onde a gente anda bastante e conhece gente pela cidade inteira. Chego aqui, faço minha parte e volto pra casa feliz”, reconhece a leiturista, que é moradora do bairro da Cidade Nova, na zona Norte.
Entre os 80 leituristas que a Águas de Manaus possui atualmente, há apenas duas mulheres, que são Rute e sua irmã, Ana. O fato, é visto como uma motivação para Rute durante o trabalho. “Somos duas mulheres em meio a um universo de homens, mas, não tenho problema nenhum em provar que também sou capaz disso. De vez em quando, alguns clientes acham estranho quando me veem realizando a leitura, ou perguntam como é encarar essa rotina pelas ruas. Sempre respondo que faço tudo isso, cuido de casa, vou pra academia e ainda estudo em um curso técnico de enfermagem. Uma mulher é capaz de realizar tudo o que ela quiser”, afirma Rute.
DE OLHO – A Águas de Manaus monitora, a partir do seu Centro de Controle Operacional (CCO), todo o sistema de abastecimento da capital amazonense. O CCO fica na sede da concessionária, no bairro do Aleixo.
No segundo semestre do ano passado, o CCO passou também a contar com um novo sistema, chamado CFTV, que instalou câmeras e alarmes em locais como reservatórios, estações de tratamento, poços e elevatórias da empresa. Diante de qualquer “movimento suspeito” dentro destas unidades, as equipes de vigilância da concessionária são acionadas para atuar. Isso já permitiu, por exemplo, diminuir casos de furtos e vandalismo dentro das unidades.
Para manter o CFTV ativo 24h, uma equipe de operadores de videomonitoramento se reveza na função de “ser os olhos humanos” do sistema. Entre estes operadores, estão as colaboradoras Solange dos Santos e Francisca Carla Alencar. “Nossa função é importante e me sinto muito valorizada em colaborar para manter o sistema funcionando. Um cabo furtado dentro de uma estação, por exemplo, pode causar uma série de transtornos para a população. Por isso, estamos sempre atentas. Ter duas mulheres atuando nesta equipe mostra a capacidade feminina de se adaptar a qualquer cenário”, disse Francisca.