Postado por [email protected] em 22/jun/2021 - Sem Comentários
Programa de atendimento itinerante “Vem com a Gente” vai atender os moradores do bairro mais populoso da zona Leste de Manaus em dois pontos
Moradores do bairro Jorge Teixeira, na zona Leste, estão recebendo diversos serviços de água na porta de casa a partir desta semana. Ações para regularizar ligações, vistorias, extensões de rede, substituição de hidrômetros, cavaletes, renegociação de débitos e cadastro na tarifa social são alguns dos serviços que serão oferecidos gratuitamente para a população.
As equipes que estão executando o trabalho no Jorge Teixeira integram o programa “Vem com a Gente”, desenvolvido pela concessionária Águas de Manaus desde 2018. Nos próximos 60 dias, os colaboradores vão percorrer todas as residências do bairro, executando serviços de melhoria no abastecimento.
Para complementar o trabalho, a concessionária também disponibiliza dois pontos de atendimento para receber as solicitações dos moradores do bairro. Eles estão funcionando no reservatório da concessionária, localizado na rua Coirama, s/n, Jorge Teixeira 2, ao lado do campo do Teixeirão e no Pátio da Igreja Cristo Rei – Rua Nova Esperança, 765 (Em frente ao terminal de ônibus).
EM TODA CIDADE – O Jorge Teixeira é o 41° bairro da cidade visitado pelo Vem com a Gente. O programa já passou por 380 mil imóveis, beneficiando mais de 1,9 milhão de pessoas na cidade. Até o fim de 2022, o programa deve visitar a cidade inteira.
Ao chegar no bairro, as equipes do VCG vão de rua em rua para identificar e executar que serviços de melhorias podem ser feitos. No caso das vistorias, é necessário realizar intervenções nas calçadas das residências. A empresa, porém, recupera as escavações e realiza a recomposição da calçada em um prazo médio de 48h, inclusive, recolocando as cerâmicas quando houver necessidade.
Além das melhorias, o programa “Vem Com a Gente” leva dignidade para a população da cidade. Entre eles está o serviço de extensão de rede, que garante água tratada em áreas de palafitas e becos que não contavam o abastecimento regular. Já foram implantados mais de 83 mil metros de redes de água na cidade nestas regiões de vulnerabilidade, beneficiando mais de 80 mil pessoas.
“Os serviços do Vem Com a Gente são importantes para evitar o desperdício de água tratada, incentivar o consumo consciente e melhorar o sistema de abastecimento da cidade. Todas as intervenções que nossas equipes estão fazendo trazem impactos positivos para a população. Além disso, há um trabalho social, quando implantamos uma rede em local vulnerável. Aquela pessoa passou décadas consumindo água sem qualidade ou de maneira irregular. A partir do trabalho do Vem com a Gente, essas pessoas vulneráveis passam a ter saúde e condições mais dignas por meio do acesso a água tratada”, concluiu o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.
Postado por [email protected] em 18/jun/2021 - Sem Comentários
Mais de 20 mil moradores de comunidades do Tarumã passam a ser assistidos, a partir desta sexta-feira, 18/6, pela nova rede de abastecimento de água, entregue pelo prefeito de Manaus, David Almeida e pela concessionária Águas de Manaus. O chefe do executivo ressaltou a importância da ação para dar mais dignidade e qualidade de vida para os moradores da localidade.
“Acima de tudo, trazer a distribuição de água para essa comunidade faz com que nós possamos trazer dignidade e qualidade de vida e é isso que a população quer e espera dos seus governantes. Esse é um serviço fundamental para a vida, para o dia a dia da população da nossa cidade. Essa sinergia, essa parceria faz com que nós possamos avançar a cada dia, a cada semana, a cada mês em metas para melhorar a qualidade de vida do povo de Manaus”, enfatizou Almeida.
O novo sistema construído pela concessionária Águas de Manaus engloba uma infraestrutura completa para captar e distribuir água para quatro comunidades no Tarumã: Parque Rio Solimões, Parque Riachuelo 1 e 2 e Portal do Tarumã, beneficiando os moradores da região, que, até hoje, contavam apenas com poços artesianos particulares para conseguir água.
“Com a boa distribuição, certamente os moradores aqui do Parque Riachuelo e adjacências serão beneficiados com esse investimento desse parceiro privado. Essa é uma obra muito importante. Venho agradecer à Águas de Manaus, em nome da população da nossa cidade, pelos avanços que temos conquistado, por tudo aquilo que vocês se propuseram a fazer pela cidade em função do contrato que vocês têm de exploração do serviço de água e esgoto da nossa cidade”, salientou o prefeito.
De acordo com a empresa, foram construídos três poços tubulares profundos de 200 metros para captação, 27 mil metros de redes de distribuição e um reservatório de 2,5 milhões de litros. Quase 3 mil ligações já foram cadastradas nas comunidades. Os moradores aptos ao benefício da Tarifa Social de Água, que garante 50% de desconto nas faturas, também estão sendo cadastrados.
O chefe do Executivo municipal explicou que Manaus saiu de 12% para 22% na cobertura de saneamento. David Almeida afirmou que o objetivo é chegar aos 30% até o final deste primeiro ano de sua administração.
“Manaus está aí para buscar dias melhores e oportunizar melhoria da qualidade de vida para o povo da cidade em todas as áreas. Estamos avançando na distribuição de água e vamos avançar também na meta do esgoto, fazendo assim, da nossa cidade, uma cidade melhor para se viver”, concluiu.
Compromisso
Durante a entrega, o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, ressaltou o compromisso da empresa de qualificar os serviços prestados à população manauara.
“Estamos muito felizes por levar esse sistema de abastecimento de água para a população. Sabemos o quanto eles precisam e, juntos com a prefeitura, conseguimos viabilizar essa área para construímos um reservatório de 2,5 milhões. Isso é responsabilidade social. Investir para acompanhar o crescimento da cidade é também um investimento em saúde e qualidade de vida para a população”, observou o diretor-presidente da Águas de Manaus.
Em três anos de trabalho na cidade, a Águas de Manaus tem investido em melhorias para levar água a locais que não contavam com abastecimento regular. A estrutura inaugurada hoje no Tarumã é a segunda do tipo inaugurada em 2021. Em fevereiro, as comunidades Parque das Tribos e Cristo Rei receberam um sistema hidráulico, que garantiu água para mais de 3.500 moradores.
Postado por [email protected] em 14/jun/2021 - Sem Comentários
Nova estrutura garante que água chegue até as residências sem entrar em contato com o rio, beneficiando mais de 2800 pessoas
O Rio Negro atingiu, nos últimos dias, a cota de 30 metros e transformou a cheia de 2021 na maior de todos os tempos. O recorde, no entanto, trouxe uma série de impactos para a vida de uma parcela vulnerável da população da cidade, que mora às margens dos igarapés da capital.
Para garantir que regiões de palafitas sigam recebendo água tratada e levar dignidade para mais de 2.800 pessoas, a concessionária Águas de Manaus implantou melhorias na estrutura de abastecimento destes locais. O pacote de obras contemplou becos localizados nas zonas Oeste e Sul de Manaus.
Mais de 1.800 metros de tubulações de água tratada que estavam submersos foram trocados por uma estrutura elevada e mais moderna. Além de evitar o contato com a água do rio, as redes elevadas facilitam os trabalhos de manutenção. As novas tubulações foram instaladas ao lado das pontes provisórias de madeira construídas pela Prefeitura de Manaus na “Operação Cheia 2021”.
Os trabalhos também envolvem a troca de cavaletes e novas ligações individuais para as palafitas. Entre os locais beneficiados, estão os becos Itapuranga, Humberto de Campos, Santa Cruz, Raimundo de Moraes, Vicente Reis, Ambrósio Ayres (no São Jorge), da Bomba, Ana Nogueira, Manuel Urbano e Beira Mar (no Educandos). Uma força-tarefa com cerca de 60 funcionários da Águas de Manaus foi mobilizada exclusivamente para esse serviço. Quando o rio Negro estiver em processo de vazante, a empresa implantará uma nova estrutura definitiva nestes locais.
Todas as áreas beneficiadas com as novas redes de água, já foram visitadas pelo programa de relacionamento “Vem com a Gente” (VCG), que vem levando água tratada até os locais mais vulneráveis de Manaus nos últimos três anos. O VCG já visitou mais de 40 bairros da capital e atualmente, tem equipes na região da Cidade Nova.
Além da água tratada, moradores de becos, palafitas e rip-rap são cadastrados na tarifa social, benefício que concede 50% de desconto no valor das faturas. “Somos uma das concessões que mais ampliou a tarifa social no Brasil nos últimos anos e o trabalho realizado junto à população vulnerável de Manaus que foi atingida pela cheia, vem de encontro ao olhar diferenciado que a empresa possui. Com ações paliativas, estamos colaborando com o poder público e garantindo qualidade de vida para a população”, destacou o diretor-presidente, Thiago Terada.
AÇÕES DURANTE A CHEIA – A concessionária Águas de Manaus também está realizando um pacote de ações, em parceria com a Prefeitura de Manaus, para minimizar os impactos da cheia. No Centro da cidade, a empresa instalou um sistema para impedir que a água do Rio Negro fique parada no local, melhorando assim, as condições para quem trabalha e circula pela área da Manaus Moderna. Três bombas e 600 metros de tubulações são responsáveis pela circulação da água na rua Barão de São Domingos. Além disso, a empresa ainda disponibilizou profissionais e produtos químicos como cal, que vem sendo aplicado na água parada para reduzir a presença de bactérias e o mau cheiro em locais como o Relógio Municipal.
Postado por [email protected] em 10/jun/2021 - Sem Comentários
População de Manaus segue com condições especiais para quitar dívidas com a concessionária de água. Atendimentos podem ser feitos sem sair de casa
Com a alta procura nos últimos dias e após registrar mais de 24 mil atendimentos, os moradores da capital terão mais uma oportunidade para negociar suas pendências na campanha “Zera Dívida”. A ação acontece até amanhã (11) e oferece oportunidade para negociar pendências em condições exclusivas e facilidades, como descontos e parcelamento flexível.
A campanha promovida pela Águas de Manaus segue acontecendo de forma totalmente on-line, com atendimento reforçado nos canais digitais da empresa. A concessionária quer evitar aglomerações e manter os cuidados diante da pandemia de Covid-19, além de levar mais comodidade ao cliente, que poderá resolver as pendências sem sair de casa. Para isso, os canais digitais de atendimento seguirão disponíveis 24h por dia durante a campanha.
De acordo com o Gerente Comercial da Águas de Manaus, Wellington Rodrigues, a da campanha visa atender todos os interessados em negociar com a empresa, oferecendo condições de acordo com a realidade econômica de cada pessoa e reforçando o bom relacionamento. “Muita gente já conseguiu resolver seus débitos nestas duas últimas semanas. E por isso, vamos dar uma nova oportunidade para as pessoas que ainda não nos procuraram, ou que estavam aguardando o fim do mês para negociar. A postura da Águas de Manaus é a de sempre ser o mais flexível possível. Os clientes seguem com ótimas condições para solucionar seus problemas”, completou.
COMO PARTICIPAR? Os interessados em negociar podem procurar os seguintes canais de atendimento: Call Center, ligando para o número 0800 092 0195; Whatsapp, enviando mensagem para (92) 98264-0464; Agência Virtual, acessando o site www.aguasdemanaus.com.br ou o Aplicativo Águas APP (disponível gratuitamente para celulares com os sistemas operacionais IOS e Android). Todos os canais de atendimento virtual funcionam 24 horas por dia.
Quem preferir, pode solicitar a visita domiciliar de uma equipe da empresa, através do Call Center. Um colaborador, devidamente identificado e com os itens de segurança, vai até a casa do cliente e realiza a negociação.
Postado por [email protected] em 08/jun/2021 - Sem Comentários
Educadores e alunos são finalistas do projeto ‘Caminho das águas’. Vídeos autorais de animação, feitos em conjunto, estão disponíveis na internet para votação popular
Quatro professores de Manaus estão concorrendo ao prêmio final do projeto “Caminho das Águas”. Promovido na cidade pela concessionária Águas de Manaus, o programa ensinou gratuitamente técnicas de produção de filmes animados em stop motion (método que utiliza fotos sequenciais para formar vídeos), para mais de 300 educadores da capital ao longo dos meses de março e abril.
Depois de dominar as técnicas do stop motion e passar por um processo de mentoria, os professores foram desafiados a desenvolver vídeos com seus alunos, estimulando a criatividade ao máximo. Quatro produções foram selecionadas para participar do Concurso Cultural do projeto, em votação aberta na internet, que escolherá o melhor filme de animação do Caminho das Águas na cidade.
Os quatro filmes finalistas tratam de temas relacionados ao saneamento básico e ao meio ambiente. Eles podem ser vistos no site do “Caminho das Águas”, na aba “assistir e votar” (www.ocaminhodasaguas.com/cópia-inscrição-2). Cada pessoa pode votar apenas uma vez. O professor vencedor levará um tablet e a escola do educador também será premiada, ganhando um projetor. E os alunos que auxiliaram o projeto vão ganhar livros de literatura infanto-juvenil. A votação popular acontecerá até o dia 16 de junho. Os vencedores serão divulgados e premiados até o fim do mês.
Para o gerente de responsabilidade social da Águas de Manaus, Semy Ferraz, o Caminho das Águas foi um grande aprendizado e gerou um bom engajamento de professores na cidade. “Mobilizamos mais de 300 professores e vários alunos de Manaus nas capacitações. Percebeu-se uma grande evolução com o tratamento transversal de temas como a importância da água e meio ambiente. Além das oficinas gratuitas de stop motion, os eventos de capacitações e mentorias contribuíram muito com as novas diretrizes da Base Nacional Curricular, que estimula as atividades extracurriculares e temas transversais”, disse Semy, que também destacou o olhar social da concessionária com esse tipo de ação. “O sucesso do projeto reforça o compromisso da concessionária com o saneamento de Manaus, a prestação de um serviço de qualidade e com o desenvolvimento humano da cidade”, completou Semy.
Conheça os projetos que concorrem ao prêmio final
Dicas do Sr. Lápis (Escola Municipal Sen. Darcy Ribeiro – Novo Aleixo)
Orientado pela professora de Língua Portuguesa e Matemática, Bruna Talita de Souza Gomes, os alunos da Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Novo Aleixo, desenvolveram um filme que conta história de um lápis que sonhou que a água do planeta havia acabado por conta do desperdício. Então, ele começa a dar dicas sobre a importância de economizar a água. Para Bruna, o projeto ajudou a superar algumas barreiras impostas pelo ensino à distância, durante a pandemia. “Algumas crianças ficaram sem acompanhamento nos estudos, por conta dos responsáveis precisarem trabalhar e não ter alguém para auxiliar no apoio à educação. Mesmo assi, conseguimos superar isso e produzi um filminho com os alunos. Foi uma ótima experiência”, conta a professora.
Os espetaculares (E.E.Rubens Sverner – Novo Israel)
Também imerso nos desafios da educação em meio à pandemia, o professor Éder Sores, que atua como orientador pedagógico nas aulas de Ciências e Arte, se empenhou e envolveu seus alunos na produção do filme. “Esse projeto foi desafiador. Muitas crianças com dificuldades, mas isso não nos impediu de caminhar. O segredo foi criar um cronograma e alinharmos as aulas do planejamento de forma interdisciplinar. Foram 8 horas de capacitação com os alunos, incluindo pré-produção, produção e pós-produção. O empenho das crianças foi sensacional nesse projeto criativo, inovador e sensacional”, disse. No roteiro do filme, é destacado a importância de preservar rios, lagos e igarapés, conscientizando do cuidado ao meio ambiente e dos recursos hídricos.
Água potável é o meu prêmio (Escola Municipal Prof. Carlos Farias – Monte das Oliveiras)
O professor de Geografia Leandro Guimil conduziu seus alunos para a produção do filme que ressaltada a situação do saneamento em Manaus, em contraponto à abundância de água da capital. “Tive a facilidade te já ter conhecido meus alunos antes da quarentena. Sou um professor que eles sabem que sempre proponho projetos para eles. E a ideia foi bem recebida pela maioria. A interação foi na execução do vídeo. Espero que nosso trabalho em grupo vença essa premiação”, disse o professor.
A dona Iguana ensina a criançada a cuidar da água (CMEI Onias Bento da Silva – Cidade de Deus)
Trabalhando com a Educação Infantil a mais de 17 anos, a professora Christia Gouveia, ressalta que as atividades desde a oficina e as mentorias foram essenciais para ajudá-la no processo de criação do filme. “As aulas foram ótimas, os mentores sempre atenciosos, deram uma enorme contribuição no meu aprendizado para que eu pudesse desenvolver esse vídeo com os alunos”, conta a professora. Com um trabalho que envolveu as crianças para a produção das ilustrações, o filme conta a história da dona Iguana e com os animais tem sofrido com a poluição dos igarapés, além de reforçar dicas de preservação e economia de água.
Projeto nacional – O Caminho das Águas é um projeto da Zureta Filmes, com o patrocínio da Aegea Saneamento por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo, do Governo Federal. Na edição deste ano, estão sendo contemplados profissionais da educação em 27 cidades de 11 estados. A Aegea é a holding que controla a concessionária Águas de Manaus.