Postado por [email protected] em 27/jun/2022 - Sem Comentários
Obra beneficia mais de 2 mil pessoas, que passaram décadas dependendo de estrutura irregular e de apenas uma hora por dia de abastecimento
Moradores da comunidade São Francisco, que existe há mais de 40 anos, no bairro Tarumã, zona Oeste da cidade, tem muito o que comemorar. A partir deste mês, cerca de duas mil pessoas passam a ser conectadas à rede regular para receber água potável em suas torneiras. São mais de mil metros de tubulações que estão sendo implantados, por meio de um trabalho realizado pela Águas de Manaus na localidade.
Um verdadeiro canteiro de obras foi instalado no local. Com máquinas, tubulações e muito trabalho, a concessionária está transformando a realidade de mais de 400 famílias, que não possuíam abastecimento regular de água.
Morador da comunidade há 40 anos, Lourenço Antônio Xavier de Oliveira, de 63 anos, comemora a chegada do líquido, que segundo ele irá proporcionar uma melhor qualidade de vida entre os moradores. “Essa água que vem agora, se Deus quiser, vai ajudar a vida de muita gente. Nós usávamos até agora água de poço, mas tem muitos custos e nós muitas vezes não tínhamos como arcar. Aqui já deu até polícia e briga por causa de água. Agora vamos ter na torneira de todos e com qualidade. É uma benção”, comemorou o idoso.
Outro grande benefício que a concessionária está implantando na comunidade São Francisco é a inclusão de todas famílias do local na Tarifa Manauara, que concede de 50% de desconto na fatura de água aos moradores.
Desde que chegou à cidade, a empresa tem dado atenção especial à população vulnerável. Em quatro anos, a Águas de Manaus aumentou de 20 mil para quase 100 mil famílias cadastradas no benefício. Com isto, Manaus tornou-se a capital que mais protege a população vulnerável com tarifa social.
De acordo com o diretor-presidente da empresa, Thiago Terada, levar saneamento básico até comunidades como a São Francisco, é uma forma de promover dignidade. “Ao levar água tratada até essas comunidades, estamos transformando vidas e gerando impactos positivos na saúde, qualidade de vida e dignidade destas famílias. Nossos investimentos tem como foco acompanhar o ritmo de crescimento de Manaus e tornar a cidade uma referência nacional em saneamento”, destacou o diretor-presidente da concessionária.
Desenvolvimento consciente
Desde que chegou na cidade, a Águas de Manaus já conseguiu ampliar a rede de água para locais que não contavam com o serviço de forma regular. Nos últimos quatro anos, a cidade é a capital brasileira que mais avançou em oferta de água tratada, de acordo com o Ranking do Saneamento 2022, do Instituto Trata Brasil. Mais de 130 mil pessoas que não possuíam o serviço passaram a ser beneficiadas com água de qualidade 24h em suas torneiras. A empresa também promoveu um trabalho de conscientização sobre o bom uso da água em todas as áreas que atendeu.
“Manaus é uma cidade com muitas peculiaridades. Nós abraçamos o desafio de levar saneamento para todos. Hoje conseguimos universalizar o acesso à água, aumentar em 500% o número de pessoas com tarifa social e prevemos ainda muitos investimentos para contribuir com o desenvolvimento da capital”, ressaltou o diretor-executivo da concessionária, Diego Dal Magro.
Até o próximo ano, estão previstos investimentos de mais de R$ 100 milhões em melhorias no sistema de abastecimento de água, através do programa + Águas, que tem como objetivo ampliar a rede de distribuição para locais vulneráveis. Moradores de cerca de 30 comunidades serão beneficiados com estrutura regular do abastecimento e terão suas vidas transformadas através do avanço do saneamento.
Postado por [email protected] em 22/jun/2022 - Sem Comentários
A visita contou com a presença dos novos membros do Conselho, que atua como órgão de controle social nas atividades de planejamento, regulação e fiscalização dos serviços públicos delegados
Na tarde dessa terça-feira (21), os novos membros do Conselho Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (CMR) conheceram os processos de captação e tratamento da água que abastece 70% da população de Manaus. A visita ocorreu no Complexo Ponta do Ismael (PDI), no bairro Compensa, zona Oeste da cidade, após reunião com representantes da Águas de Manaus.
Esta é a segunda reunião promovida pela concessionária. O objetivo é esclarecer os novos conselheiros sobre o trabalho que vem sendo feito na cidade, os investimentos, resultados e as metas para transformar o saneamento da Manaus nos próximos anos. Para o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade, que também preside o Conselho, este tipo de relacionamento beneficia a população. “É importante entendermos o processo da empresa tanto para conhecimento e fiscalização, como para entendimento técnico e esclarecimento para a população”, destacou.
Durante a visita, os membros conheceram o tratamento feito com a água do rio Negro, que tem peculiaridades em relação ao restante das águas do País. Após terem absorvido todo conhecimento acerca do assunto, os novos membros agradeceram a oportunidade. “É importante termos a oportunidade de conhecer estes processos até mesmo para podermos tratar as pautas que chegam até nós com mais propriedade. Este tipo de diálogo é muito importante”, ressaltou a advogada e representante da Ordem dos Advogados de Brasil (OAB-Am), Michele Maia Assad.
Ao final da visita, os conselheiros ressaltaram a grandiosidade do trabalho que vem sendo realizado pela concessionária, sobretudo sobre a qualidade da água que chega nas torneiras da população. O representante da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), José Jorge Júnior, destacou ainda a importância em divulgar o trabalho da concessionária para a população. “A partir deste conhecimento, temos agora a missão de divulgar este trabalho para que a população também entenda a seriedade e compromisso que a empresa tem com os moradores da cidade e acabe com ‘lendas urbanas’ acerca da qualidade da água distribuída pela concessionária”, frisou.
Presente durante a reunião e toda visita com os membros do CMR, o diretor-presidente da Águas de Manaus. Thiago Terada, ressaltou que a empresa sempre estará de portas abertas para qualquer órgão público que deseje conhecer e entender os processos da empresa. “Somos uma empresa que faz questão de trabalhar com a transparência e, desta forma, agregar valores à cidade de Manaus. Abrimos nossas portas, falamos abertamente sobre o trabalho que vem sendo feito para contribuir com o desenvolvimento da cidade e apresentamos as metas para os próximos anos com a segurança de que iremos cumpri-las com excelência. Estamos todos empenhados para deixar um legado positivo para a cidade, sobretudo, para as pessoas que vivem aqui”, finalizou o diretor-presidente.
O que é o CMR
O Conselho Municipal de Regulação e Fiscalização dos Serviços Públicos Delegados do município de Manaus é um órgão colegiado da estrutura da Ageman, composto por representantes do poder público e da sociedade civil, de caráter consultivo e deliberativo, instituído pela Lei Municipal nº 2.265, de 11 de dezembro de 2017. O CMR atua como órgão de controle social nas atividades de planejamento, regulação e fiscalização dos serviços públicos delegados a terceiros, na esfera de atuação, competências e atribuições da Ageman.
O conselho é composto por oito membros: dois representantes da sociedade civil, dois representantes do Poder Executivo, um representante dos operadores dos serviços delegados, um representante de usuários dos serviços delegados, um representante do Poder Legislativo e o presidente da Agência Reguladora que também é o presidente do Conselho.
O decreto que trata da nova composição do CMR foi publicado na edição nº 5356 do Diário Oficial do Município de 2 de junho de 2022.
Postado por [email protected] em 20/jun/2022 - Sem Comentários
Os participantes irão realizar uma imersão no universo do saneamento básico e desenvolver um projeto que participa de premiação nacional
Estudantes de escolas públicas de Manaus já podem se preparar para concorrer a vagas no Projeto “Jovens Pioneiros”, que é promovido pelo grupo Aegea, holding que atua na capital amazonense por meio da concessionária Águas de Manaus. Esta é a quarta edição do programa, que tem como objetivo estimular os estudantes a pensar de forma inovadora e propor soluções inéditas para o saneamento básico em suas comunidades. As inscrições podem ser feitas a partir desta segunda-feira (20).
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 50 vagas para estudantes da rede pública de Manaus que estejam cursando entre o 9º ano, do Ensino Fundamental, e o 3º ano do Ensino Médio. Pensando em contemplar a diversidade de raças presentes na cidade, parte das vagas serão disponibilizadas para filhos ou filhas de indígenas, refugiados e afrodescendentes. A previsão é que as aulas iniciem na primeira semana de agosto.
O Jovens Pioneiros propõe aos participantes uma imersão no dia a dia da concessionária. Durante cinco meses, os estudantes terão a oportunidade de conhecer todos os processos da empresa, passando por setores de diversas áreas da Águas de Manaus e aprendendo mais sobre a dinâmica de serviços oferecidos pela companhia, como tratamento de água e esgoto. O objetivo é aprofundar o conhecimento destes jovens sobre o mercado de trabalho e a atuação em diferentes profissões.
De acordo com o gerente de Responsabilidade Social da concessionária, Semy Ferraz, o projeto foi idealizado pelo compromisso com os jovens e com o desenvolvimento da cidade. “É um orgulho para gente poder proporcionar este tipo de projeto envolvendo estudantes. Queremos através do Jovens Pioneiros oferecer a oportunidade destes alunos terem o primeiro contato com profissões diversificadas e com assuntos relacionados ao saneamento. Podemos ter, a partir do projeto, novos talentos para agregar no saneamento básico de Manaus”, destacou.
Durante o treinamento, os participantes irão receber toda estrutura para desenvolver os conhecimentos adquiridos. Além de conhecer os setores da empresa e ter acesso liberado aos cursos da plataforma Academia Aegea, que é utilizada para capacitar os próprios colaboradores, os alunos também participam de visitas às Estações de Tratamento de água e de esgoto.
Como projeto de conclusão do curso, os participantes recebem mentoria de colaboradores da Águas de Manaus para elaborar um projeto de melhoria, voltado para o saneamento de sua comunidade.
Premiações
Os melhores projetos finais, elaborados pelos participantes, são premiados. O primeiro lugar também será indicado para etapa nacional do Prêmio de Inovação da Aegea, na categoria Jovens Pioneiros, concorrendo com estudantes de todo país.
Em duas edições, a Águas de Manaus teve representantes que brilharam com seus projetos. “A premiação é uma forma de reconhecimento do esforço dos participantes, mas o maior legado é o conhecimento que estamos disponibilizando para estes jovens e a oportunidade de desenvolverem ideias que irão trazer melhorias para as comunidades de Manaus”, reforçou o diretor-presidente da concessionária, Thiago Terada.
Como participar
Os alunos que tiverem interesse em participar do Projeto Jovens Pioneiros, precisam estar cursando entre o 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do Ensino Médio, em escola pública de Manaus e ter entre 15 e 23 anos. Eles precisam preencher uma ficha de inscrição com dados pessoais, acessando o link: https://forms.office.com/r/xk60ep7mk5
A lista com os nomes dos alunos selecionados será divulgada no dia 11 de julho, no site e nas redes sociais da concessionária.
Postado por [email protected] em 15/jun/2022 - Sem Comentários
Por meio de ações voltadas às pessoas, a empresa projeta novas entregas para seguir elevando o saneamento básico na cidade
Nos últimos quatro anos, a capital amazonense recebeu investimentos nunca vistos em relação ao saneamento básico. Com a chegada da Águas de Manaus, a cidade foi transformada e com ela, vidas de pessoas que há anos eram “invisíveis” passaram a ser vistas e respeitadas. Neste dia 15 de junho, a concessionária completa quatro anos de atuação em Manaus.
De junho de 2018 para cá, já foram investidos mais de R$ 600 milhões na ampliação dos serviços de água e esgoto da capital, com atenção especial às regiões vulneráveis da cidade, como becos palafitas, rip-raps e comunidades que receberam regularização fundiária recentemente. Manaus foi a cidade que mais investiu em saneamento nas regiões Norte e Nordeste do País no período, de acordo com dados do “Ranking do Saneamento”, do Instituto Trata Brasil.
Por meio de programas de relacionamento e de um trabalho que passou em 93% dos imóveis da cidade, a empresa conseguiu implantar mais de 150 mil metros de rede de água, em locais que não contavam com o serviço regular. São mais de 130 mil pessoas que passaram a receber pela primeira vez água potável, certificada por mais de 300 mil testes de qualidade por ano.
Este serviço segue acontecendo na cidade. Neste mês de aniversário, a concessionária trabalha para levar rede de água para a comunidade São Francisco, no bairro Tarumã, zona Oeste da cidade. O local existe há mais de 30 anos. “Antigamente nós tínhamos água apenas uma hora por dia, por conta de um poço que tem aqui perto. Sempre tínhamos a preocupação com a qualidade e com escassez. Pela primeira vez uma empresa de saneamento olha por nós e isso é motivo de muita alegria para todas essas famílias”, desabafou o comerciante Marcelo Mendes, que mora na comunidade desde que nasceu.
Com a água chegando até os vulneráveis, Manaus se tornou a capital do Brasil que mais ampliou o acesso a água tratada nos últimos quatro anos, crescendo quase 10% no período e garantindo o abastecimento contínuo para mais de 2,2 milhões de pessoas.
Responsabilidade social
Outra grande mudança realizada na vida dos moradores foi a inclusão na Tarifa Manauara. Quando assumiu a concessão, apenas 20 mil famílias participavam do programa. Atualmente este número aumentou consideravelmente, e está próximo de chegar a 100 mil famílias beneficiadas. Com o desconto de 50% na fatura de água e esgoto, famílias inteiras passaram a ter uma reestruturação no orçamento familiar. “Fomos beneficiados com a tarifa e isso ajudou muito no orçamento da nossa família. Percebemos a diferença da Águas de Manaus para as outras empresas que passaram por aqui, pelo cuidado em entender as nossas necessidades. O desconto que recebemos é expressivo e melhorou muito a nossa vida”, destacou o motorista de aplicativo, Raimundo dos Santos, de 47 anos e que mora no bairro Jorge Teixeira há 32 anos.
Preocupada em manter comunicação direta com a população, a empresa também lançou o programa “Afluentes”. Por meio dele, mais de mil lideranças comunitárias de todas as zonas da cidade têm canal direto com a Águas de Manaus.
Para o diretor-executivo da empresa, Diego Dal Magro, esta é a forma que a concessionária tem de chegar a todos, sem distinção. “Somos líderes em saneamento no Brasil e quando chegamos a uma localidade, temos o cuidado de entender a realidade desta população. Manaus tem muitas particularidades, mas estamos aqui para solucionar o que antes foi ignorado e acredito que estamos conseguindo”, ressaltou.
Universalização dos serviços
Após universalizar o acesso à água tratada, a concessionária agora vai intensificar a ampliação da rede de esgotamento na cidade. Desde que chegou na cidade, a estrutura de coleta e tratamento de esgoto já foi ampliada em 40%, saindo dos 19% para os atuais 26% de cobertura. A cidade é uma das que mais avançou no país neste setor. Por dia, são tratados 50 milhões de litros de esgoto, evitando que todo este volume seja despejado na maneira irregular na natureza.
Toda esta estrutura é apenas o começo da transformação que empresa visa fazer em Manaus. “Este é nosso maior objetivo. Levar saúde e contribuir com a preservação da maior bacia hidrográfica do mundo. Além disso, também iremos favorecer a valorização imobiliária dos imóveis, ou seja, levaremos inúmeros benefícios para a população manauara. Este é o legado que queremos deixar para Manaus. Nosso trabalho é pautado no respeito à sociedade, ao meio ambiente e aos princípios éticos”, ressaltou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada.
Para os próximos anos, a concessionária prevê investimento superior a R$ 1 bilhão, para que a coleta e o tratamento de esgoto cheguem a pelo menos 1 milhão de moradores da capital até 2025, impactando na saúde e preservação do meio ambiente. A meta é que em 2030, 80% da cidade já esteja ligada a rede de esgoto.
Postado por [email protected] em 14/jun/2022 - Sem Comentários
São 2 mil vagas disponibilizadas para quem deseja crescer profissionalmente ou iniciar um novo empreendimento
Aprender para empreender. É com este lema que a Águas de Manaus, em parceria com a Prefeitura de Manaus, está oferecendo as últimas vagas para microempreendedores, pequenos produtores locais e jovens com idade a partir dos 15 anos de idade, que desejam participar do programa “Negócio Cultural”. As inscrições se encerram nesta quarta-feira (15).
Esta é uma grande oportunidade, tanto para quem deseja empreender, quanto para quem já tem o próprio negócio, mas que almeja dar uma guinada no seu empreendimento. Além de qualificar os participantes, o programa tem também o objetivo de incentivar a geração de empregos na cidade. Ao todo estão sendo disponibilizadas duas mil vagas totalmente gratuitas.
O programa é uma parceria das Secretarias Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), e da Águas de Manaus. “Parceiras como estas são importantes porque incentivam o negócio local através da qualificação, proporcionando geração de renda à população. É uma grande oportunidade, sobretudo por ter como um dos focos a conscientização sobre a importância de se ter um empreendimento voltado para sustentabilidade”, frisou o diretor-presidente da concessionária, Thiago Terada.
O “Negócio Cultural” é um dos maiores programas privados gratuitos do Brasil e vai impactar, diretamente, cerca de 2 mil pessoas somente em Manaus. Trata-se de uma ação com apoio da Secretaria Especial da Cultura, patrocinada pela Aegea Saneamento por meio do Instituto Aegea, pela concessionária Águas de Manaus, e realizada pela Ecotransforma Produções e NTICS Projetos.
Saiba mais
O “Negócio Cultural” acontecerá de forma online, através de aulas/oficinas via Youtube. Entre os assuntos abordados, estão dicas para gestão financeira, de recursos humanos, marketing digital, ferramentas de otimização de vendas e conceitos sustentáveis que podem ser aplicados pelos participantes.
Os alunos também terão à disposição uma plataforma temática, que vai possibilitar o aprofundamento nos temas e uma mentoria individualizada após cada oficina. O objetivo é tirar dúvidas e auxiliar os participantes na aplicação do conteúdo ministrado. Ao final, todos irão receber certificado de conclusão do curso de 40h.
INSCRIÇÕES – As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis. Elas podem ser feitas através do site https://negociocultural.com.br. Podem participar microempreendedores locais, pequenos produtores e jovens a partir de 15 anos que queiram abrir um negócio para geração de renda ou otimizar um negócio já existente. O prazo para inscrição foi prorrogado até o dia 15 de junho.
As aulas estão previstas para começarem na primeira quinzena de junho.
SERVIÇO:
Negócio Cultural – Capacitação gratuita para empreendedores
Inscrições: Até o dia 15/06 através do site https://negociocultural.com.br
Quem pode se inscrever: Microempreendedores locais, pequenos produtores e jovens a partir de 15 anos
Postado por [email protected] em 10/jun/2022 - Sem Comentários
Manaus é a maior cidade da região Norte do país e está avançando na questão do saneamento básico. Conforme a estrutura é ampliada, a cidade ganha em qualidade de vida, melhoria nos índices de saúde, valorização imobiliária, estímulo ao turismo e em benefícios ambientais como a despoluição de áreas que hoje, estão degradadas.
Para que Manaus tenha uma estrutura à altura de uma metrópole amazônica e de sétima maior cidade do país, a Águas de Manaus vem investindo no setor de saneamento e trabalha diariamente para que mais pessoas tenham acesso ao serviço coleta e tratamento de esgoto sanitário. Regiões que contam com tratamento de esgoto tem imóveis mais valorizados e possuem melhores indicadores de saúde e qualidade de vida.
Nos últimos quatro anos, investimos mais de R$ 500 milhões em melhorias. A cobertura de esgotamento na cidade cresceu 40%. Somos a cidade brasileira que mais avançou em coleta total de esgoto no Brasil. Hoje, a estrutura de esgotamento da concessionária atende aproximadamente 26% da cidade, estando disponível para 500 mil moradores. Com isso, já tratamos diariamente mais de 50 milhões de litros de esgoto por dia, dando a destinação correta aos efluentes e evitando que eles sejam despejados diretamente na natureza.
Além dos investimentos que estão acontecendo, é necessário que a população também atue em conjunto, para que os benefícios coletivos do esgotamento sanitário sejam alcançados. Isso só é possível através da conexão à rede de esgotamento. Por isso, equipes da Águas de Manaus estão fazendo um trabalho de conscientização junto à população, atuando em regiões onde já existe rede de esgotamento disponível.
As equipes estão batendo de porta em porta para conversar com os moradores e explicar a necessidade em se conectar ao sistema. Durante as visitas, a população é orientada sobre os benefícios trazidos pela ampliação do esgotamento, tarifas e quaisquer dúvidas. O procedimento foi aprovado junto à Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e à Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Águas), que representam o poder concedente.
A empresa está à sua disposição para qualquer esclarecimento. As dúvidas podem ser respondidas em nossos canais de relacionamento com o cliente: 0800-092-0195 (SAC e Whatsapp).
Postado por [email protected] em 09/jun/2022 - Sem Comentários
Para combater o desperdício aproveitando a água da chuva, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Onias Bento, localizado na comunidade Aliança com Deus, no bairro Cidade Nova, zona Norte, implantou nesta quarta-feira, 8/6, o projeto “Captação de Água da Chuva”. A ação da unidade de ensino da Prefeitura de Manaus é desenvolvida em parceria com a empresa “Águas de Manaus” e tem o objetivo de economizar parte da água potável usada na escola e utilizar a água da chuva na irrigação da horta escolar.
O projeto foi idealizado pela gestora da unidade, Simone Malveira, e terá o prazo de um ano para ser implantado totalmente na escola. Segundo ela, a ideia surgiu de um sonho em aproveitar um recurso não utilizado. “Tudo surgiu de um sonho, mas precisava da parte técnica em como criar um sistema hidráulico que aproveitasse a água da chuva para irrigar a horta da escola e a parceria com a Águas de Manaus possibilitou que essa ideia saísse do papel”, explicou Simone.
A parceria com a empresa Águas de Manaus surgiu após o Cmei conquistar o primeiro lugar na premiação nacional “Stopmotion” e participar das oficinas oferecidas pela empresa.
A concessionária executou em 6 meses todo o projeto hidráulico, com instalação de calhas, condução da água, telas de proteção, cisterna subterrânea para armazenar o líquido e utilizá-lo para irrigar a horta. “Todo esse trabalho foi desenvolvido com a gestora da escola. Então levamos o assunto para o setor da área técnica da Águas de Manaus, executamos o projeto em 6 meses e hoje estamos inaugurando o projeto. Isso para nós é uma satisfação muito grande, primeiro que foca o uso racional da água, por mais que tenhamos em abundância, mas precisamos saber economizar e conscientizar as nossas crianças para que não desperdicem, porque poderá faltar”, destacou o gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Semy Ferraz.
A aluna Thayla Uchôa, 5, do 2º período, sabe muito bem da importância em aproveitar a água da chuva. “Eu e meus amigos aprendemos que precisamos cuidar do nosso maior tesouro que é a água e tornar nossa escola um espaço sustentável”, comentou.
Postado por [email protected] em 03/jun/2022 - Sem Comentários
Novos membros do Conselho Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (CMR) conheceram nesta semana ações de saneamento que estão sendo realizadas pela empresa responsável pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na cidade de Manaus.
A visita técnica começou na zona Sul, onde os conselheiros acompanharam as ações de implantação de rede de água aérea nas palafitas dos becos Nonato e Casimiro, no bairro Educandos.
O trabalho se intensificou devido à subida do rio Negro, período em que as redes de água ficam submersas e, como forma de garantir melhoria no abastecimento, a concessionária vem promovendo a elevação das redes.
O trabalho surpreendeu os conselheiros e foi destacado como uma iniciativa positiva pelo grupo. “Não fazia ideia de como era isso e que esse trabalho era realizado”, disse a representante da Casa Civil no CMR, advogada Roberta Pinto dos Santos.
Para a representante do Poder Legislativo, Fabiana Pacífico Seabra, o trabalho contribui bastante para a conscientização dos próprios moradores. “Tem que haver também conscientização”, afirmou.
A programação seguiu para a zona Leste de Manaus, onde os conselheiros acompanharam os trabalhos do projeto “Mais Águas”, que compreende ações de extensão de rede de água tratada para os usuários da comunidade João Paulo 4, no bairro Jorge Teixeira.
O diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, explicou aos conselheiros que, antes de a concessionária chegar à localidade, os moradores pagavam R$ 70 para ter acesso à água de um poço comunitário.
“Agora eles estão todos cadastrados na Tarifa Social, pagando R$ 21,90 para um consumo mensal de até 15 metros cúbicos (equivalente a 15 caixas d´água de mil litros), recebendo em casa água tratada, tendo mais saúde e uma melhor qualidade de vida”, garantiu.
O diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Elson Andrade, o qual também preside o Conselho, destacou a iniciativa como importante para que os novos conselheiros tenham a oportunidade de acompanhar in loco como são realizadas as atividades das empresas responsáveis pelos serviços regulados. “Teremos outras vistorias de forma que todos possam conhecer o funcionamento e o trabalho que é feito na cidade no âmbito do saneamento, da iluminação pública e também do sistema Zona Azul”, afirmou.
O que é o CMR
O Conselho Municipal de Regulação e Fiscalização dos Serviços Públicos Delegados do município de Manaus é um órgão colegiado da estrutura da Ageman, composto por representantes do poder público e da sociedade civil, de caráter consultivo e deliberativo, instituído pela Lei Municipal nº 2.265, de 11 de dezembro de 2017. O CMR atua como órgão de controle social nas atividades de planejamento, regulação e fiscalização dos serviços públicos delegados a terceiros, na esfera de atuação, competências e atribuições da Ageman.
O conselho é composto por oito membros: dois representantes da sociedade civil, dois representantes do Poder Executivo, um representante dos operadores dos serviços delegados, um representante de usuários dos serviços delegados, um representante do Poder Legislativo e o presidente da Agência Reguladora que também é o presidente do Conselho.
O decreto que trata da nova composição do CMR foi publicado na edição nº 5356 do Diário Oficial do Município de 2 de junho de 2022.