Postado por [email protected] em 30/out/2023 - Sem Comentários
Obras no Conjunto Augusto Montenegro compreendem mais de 1,9 mil metros de rede coletora, que irá destinar os efluentes para uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Qualidade de vida, saúde e preservação do meio ambiente são alguns dos benefícios que chegam com o sistema de esgotamento sanitário, um serviço que vem sendo ampliado na cidade. A mais nova região a contar com redes de coleta e tratamento de esgoto da cidade é o conjunto Augusto Montenegro, localizado no bairro Lírio do Vale, zona Oeste. Ao todo estão sendo implantados 1,9 mil metros de rede coletora.
As obras têm previsão para serem concluídas no mês de novembro. O serviço consiste em realizar a implantação da rede coletora, deixando o Tubo de Inspeção e Limpeza (TIL) instalado na frente da residência e disponível para que cada morador faça a sua ligação, conforme estabelecido na legislação vigente. Ao todo, serão realizadas 230 ligações, beneficiando mais de 1.000 moradores da localidade.
“Manaus é uma das cidades que mais avança em estrutura de esgotamento sanitário no país. Temos metas de investimentos e ampliação, para que esse serviço chegue cada vez a mais pessoas em Manaus. O esgoto tratado traz impactos ambientais, sociais, na saúde e na qualidade de vida da cidade”, destaca o diretor-executivo da Águas de Manaus, Celso Paschoal.
As novas redes coletoras irão destinar o esgoto das residências para uma ETE, localizada no próprio Lírio do Vale. A estação tem capacidade para tratar cerca de 7,3 milhões de litros de esgoto por mês, dando a destinação correta aos efluentes e evitando que eles sejam despejados diretamente na natureza.
Morador da área, o biólogo Reney Figueiredo, relata sobre a importância do saneamento, sobretudo da adesão à rede de esgotamento sanitário, para a recuperação do meio ambiente.
“Com o tratamento do esgoto, temos a conservação meio ambiente, o que dá sustentabilidade para cadeia alimentar dos animais. O crescimento das áreas urbanas tem afetado muito o meio ambiente e é importante que a gente reverta tudo isso que está acontecendo com os igarapés, que pensemos no futuro. As nossas ações vão agregar valores para o futuro. A gente não quer um igarapé morto. O saneamento e o meio ambiente têm que andar juntos, de ‘mãos dadas’ sempre”, destaca.
Futuro do esgotamento sanitário
Atualmente, Manaus possui 113 Estações de Tratamento de Esgoto em operação e mais de 900 quilômetros de rede coletora. Com esta estrutura são tratados, por dia, aproximadamente 57 milhões de litros de esgoto.
O serviço está em ampliação na cidade, com várias frentes de obras. Na zona Centro-Sul, ruas do bairro Nossa Senhora das Graças, São Geraldo e Adrianópolis já começaram a receber a estrutura.
Na zona Sul, o projeto contempla os bairros Praça 14 de Janeiro, Cachoeirinha e Centro. Nesta área da cidade também estão sendo executados serviços em áreas de palafitas. Na zona Norte, comunidades do bairro Cidade Nova também recebem o serviço.
“Quando expandimos o saneamento na cidade estamos garantindo que a população tenha direito à saúde, melhoria na qualidade de vida e dignidade. Além disto, contribuímos também com a preservação do meio ambiente. É importante que a população se sensibilize e entenda a importância de se conectar às nossas redes para que todo esgoto gerado seja tratado antes de retornar à natureza”, ressalta o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.
Postado por [email protected] em 18/out/2023 - Sem Comentários
Nesta semana, vias como Umberto Calderaro Filho, João Valério, Pará, Rio Madeira e Rio Purus serão contempladas com as obras de esgoto.
As frentes de obra de expansão do esgotamento sanitário em Manaus seguem em zonas distintas da cidade. Nesta semana, equipes atuam durante o dia e a noite em bairros das zonas Centro-Sul, Sul e Norte da cidade. Durante a execução dos serviços, os trechos onde ocorrem as obras são parcialmente interditados.
As obras fazem parte do plano de crescimento da cobertura do esgotamento sanitário na cidade. Até o fim deste ano, o percentual deve ultrapassar 30%. Nesta semana, equipes trabalham no conjunto Vieiralves nas ruas Rio Tarauacá e rua Rio Itannana – ambas no trecho entre a João Valério e rua Acre, e na rua Amapá (entre a rua Rio Içá e Javari). No domingo (22), a concessionária irá atuar com implantação de rede coletora na rua Pará, entre a rua Nova Palma e a avenida Rio Mar. Todas estas obras ocorrem durante o dia, entre 8h e 17h.
No período noturno, equipes atuam em alguns trechos da rua João Valério (nas esquinas com as ruas Nova Palma, Rio Purus, Rio Jutaí, Rio Içá, Rio Javari e com a avenida Maceió). Na da rua Acre – na esquina com a rua Nova Palma os serviços também ocorrem neste período. Já nas ruas Rio Madeira e Rio Purus, as obras são executadas entre as ruas João Valério e Pará.
No bairro Adrianópolis, as implantações também são realizadas durante a noite, das 20h às 5h. As obras ocorrem na avenida Umberto Calderaro Filho – trecho entre a rua Teresina e São Luiz.
Todas as vias que recebem as obras são sinalizadas durante a execução do serviço. Os recapeamentos das vias são feitos durante o dia.
Outras áreas
Na região central da cidade, o serviço é realizado durante o dia, na rua Silva Ramos – trecho entre a rua Ferreira Pena e Tarumã.
Na zona Norte, equipes atuam na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Campo Dourado e Oswaldo Frota. “Estamos atuando em diversas frentes de obras para que Manaus evolua no quesito esgotamento sanitário. Com o serviço também chegam melhorias na qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Por isso a adesão por parte da população é tão importante neste processo”, destaca o coordenador de Serviços, Jean Damasceno.
Todas as frentes de obra têm apoio da Prefeitura de Manaus através da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Postado por [email protected] em 11/out/2023 - Sem Comentários
Cadastro para renegociação com a concessionária já pode ser feito pelo site do programa do Governo Federal.
A Águas de Manaus aderiu ao Desenrola Brasil, programa do Governo Federal voltado para pessoas com renda de até dois salários mínimos ou que estejam inscritas no CadÚnico e que tenham dívidas negativadas de até R$ 5 mil. A a opção de renegociação com a concessionária já está disponível no www.gov.br/desenrola.
Os clientes terão desconto de 90%. “O Desenrola é mais uma opção para o cliente que quer ficar com as contas em dia, e, enquanto uma empresa que busca sempre o diálogo e a solução de demandas, a Águas de Manaus fica muito feliz de fazer parte deste programa”, afirma o gerente comercial da concessionária, Jeferson Correia.
O processo é feito totalmente online. O cadastro na plataforma Gov.br, feito diretamente no www.gov.br ou pelo aplicativo, é obrigatório para a participação no programa. Sem a habilitação, não é possível acessar o sistema e nem renegociar as dívidas.
Como fazer o cadastro:
– Acesse www.gov.br
– Digite seu CPF e clique em “Continuar” para criar ou alterar sua conta
– Para aumentar o nível da sua conta GOV.BR de bronze para Prata ou Ouro, você pode utilizar o aplicativo GOV.BR e seguir as orientações – o próprio aplicativo já te oferece a oportunidade de aumentar o nível da sua conta.
– Para subir para o nível Prata, deve ser feita a biometria facial com a CNH ou ser servidor público federal ou fazer o login pelo banco, caso este faça parte dos que estão credenciados. São eles: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Banco de Brasília, Caixa Econômica, Sicoob, Santander, Itaú, Agibank, Sicredi e Mercantil do Brasil. Lembrando que o devedor deve ter o número de telefone cadastrado em seu banco para recebimento do SMS de confirmação do acesso.
– Já a conta Ouro exige o reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE) ou validação a partir do QR Code da sua Carteira de Identidade Nacional ou com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Postado por [email protected] em 10/out/2023 - Sem Comentários
Águas de Manaus participa da Operação Estiagem, em parceria com a Prefeitura de Manaus.
Em uma semana, uma força-tarefa da Águas de Manaus levou água tratada para mais de 1,5 mil pessoas em comunidades ribeirinhas do Amazonas. O trabalho integra a Operação Estiagem, realizada pela Prefeitura de Manaus e com a participação da concessionária.
Colaboradores de todos os setores da empresa participam da mobilização, que teve início no dia 02 de outubro e deve seguir pelas próximas semanas.
“Nos colocamos à disposição da Prefeitura para levar os serviços a essas áreas. É um momento de solidariedade, e algo que vai de encontro com o nosso entendimento de que saneamento básico não se resume a obras: é levar dignidade à população”, sintetiza o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.
A água distribuída aos moradores sai das estações de tratamento que ficam no Complexo de Produção da Ponta do Ismael, estrutura que abastece 80% da capital amazonense. O líquido passa por um minucioso controle de qualidade, o mesmo que garante que a água que chega à zona urbana da cidade esteja dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
No último fim de semana, o abastecimento chegou a quatro comunidades ribeirinhas do Puraquequara: São Francisco de Mainã, Menino Jesus, João Paulo e Santa Luzia. As equipes da Prefeitura e do Conselho Tutelar também entregaram kits de higiene e cestas básicas às famílias.
Postado por [email protected] em 09/out/2023 - Sem Comentários
Nesta semana, as frentes de obras chegam às avenidas Umberto Calderaro Filho, Mario Ypiranga, Teresina e João Valério.
Dando continuidade às obras de implantação de rede coletora de esgoto em áreas das zonas Centro-Sul e Sul da cidade, a Águas de Manaus divulga novos trechos onde ocorrem as intervenções. O serviço faz parte do plano de expansão do esgotamento sanitário na capital amazonense. Até o final deste ano, a cobertura deve ultrapassar 30% da cidade.
Nesta semana, a concessionária segue com escavações e instalação de rede na rua das Ametistas, no conjunto Manauense. Já no Vieiralves, as equipes se concentram nas ruas Rio Tarauacá (trecho entre João Valério e rua Pará) e Javari (entre as ruas Acre e Rio Branco). Todas estas obras ocorrem durante o dia, das 8h às 17h.
No período da noite, as equipes atuam em dois trechos da avenida João Valério – entre a Djalma Batista e Rio Javari, e entre a Rio Mar e Rio Itannana. Nestas vias, os serviços são realizados a partir das 20h e seguem até 5h da madrugada.
Adrianópolis
Nesta parte da cidade, equipes da Águas de Manaus trabalham em duas frentes de obras, ambas no período noturno. Uma delas ocorre na rua Teresina (Entre a Mário Ypiranga e Umberto Calderaro Filho), a outra na avenida Umberto Calderaro Filho (entre as ruas Natal e Fortaleza).
Centro
Na área central de Manaus, outra frente de obra está implantando redes coletoras de esgoto. Na rua Silva Ramos (entre as ruas Ferreira Pena e Tarumã), equipes trabalham durante o dia para garantir que os moradores e comerciantes desta parte da cidade tenham acesso ao sistema de esgotamento sanitário.
Durante a execução dos serviços, todos os trechos serão parcialmente interditados, com apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
Melhorias
Conforme a estrutura é ampliada, a cidade ganha em qualidade de vida, melhoria nos índices de saúde, valorização imobiliária, estímulo ao turismo e em benefícios ambientais como a despoluição de áreas que hoje estão degradadas.
No entanto, para que Manaus cresça ainda mais no setor, é necessário mais do que investimentos em infraestrutura. A população faz parte deste desenvolvimento e é importante que participe em conjunto para que os benefícios coletivos do esgotamento sanitário sejam alcançados.
“Estamos ampliando a cobertura, mas, para que o sistema opere totalmente, é necessário que a população se conecte à rede de esgotamento. Temos equipes que fazem visitas aos moradores para conversar e explicar sobre a necessidade de aderir à rede de coleta. Durante estas visitas os moradores são orientados sobre os benefícios trazidos com a ampliação do esgotamento, tarifas, podem tirar todos os tipos de dúvidas”, destaca o gerente de Serviços da concessionária, Felipe Poli.
Postado por [email protected] em 06/out/2023 - Sem Comentários
Esta edição é voltada exclusivamente para mulheres. Mais de 3 mil candidatas se inscreveram no projeto.
A Águas de Manaus selecionou mais 25 mulheres para participarem da segunda turma do projeto “Mãos e Obras”, que oferece curso gratuito de bombeiro hidráulico. O objetivo é incentivar a inserção das mulheres no mercado de trabalho, além de capacitá-las para atuação em serviços particulares.
Neste ano, mais de 3 mil mulheres se inscreveram no projeto. As inscrições ocorreram entre os dias 08 e 21 de maio. Inicialmente o curso seria disponibilizado em uma turma, para 25 mulheres, no mês de junho. “Tivemos uma grande demanda e percebemos a necessidade de aumentar esta oportunidade para mais candidatas em mais duas turmas. A segunda turma inicia na próxima semana e a terceira, será realizada em novembro”, destaca o gerente de Responsabilidade Social, Semy Ferraz.
A concessionária irá entrar em contato com as selecionadas e, caso não haja retorno da aluna, uma lista de espera será consultada. O curso terá seis dias de duração e, ao final, as alunas receberão certificado.
Sobre o projeto
O “Mãos e Obras” conta com aulas teóricas e práticas no complexo da Ponta do Ismael, que abriga as duas maiores Estações de Tratamento de Água (ETAs) da cidade.
Durante o curso, as alunas aprendem sobre as técnicas utilizadas para pequenos reparos nas tubulações e conserto de vazamentos internos das residências.
Confira a lista das alunas selecionadas:
Alexssandra Da Silva Cruz
Bianca Caroline Viana Da Costa
Brena Da Silva Santana
Cláudia De Souza Santos
Elizabeth Pereira Dos Santos
Erica Noeli Da Silva Miranda
Fernanda Alves Ventura
Flávia Karoline Da Silva Lima
Francisca Deborah Pereira Lima
Juniete Chaves Lima
Kassia Kiss Silva De Melo
Marcela Da Silva Assunção Nunes
Maria Luiza Coutinho Da Silva
Maria Socorro Parente Da Silva Oliveira
Marinilda Ribeiro De Abreu
Natasha Borges Da Silva
Paula Abigail Vieira Seixas
Priscila Souza Oliveira
Queila Batista Santos
Rayane Grana Da Silva
Renata Belém Pimentel
Rosângela Batista Nogueira
Roseane Ramos Sevalho
Verônica Livramento Sena Do Nascimento
Vivianne De Almeida Martins
Postado por [email protected] em 06/out/2023 - Sem Comentários
Equipes atuam nas ruas Nova Palma, Rio Javari e Pará, e nas avenidas Constantino Nery e João Valério.
As frentes de obra de implantação da rede de esgotamento sanitário na zona Centro-Sul da cidade seguem em novos trechos. Com o intuito de não impactar no funcionamento dos estabelecimentos comerciais, os serviços são realizados, em sua maioria, no período noturno.
Nas próximas semanas, equipes da Águas de Manaus irão atuar nas ruas Nova Palma e Rio Javari, durante o dia, e nas Avenidas Constantino Nery (trecho entre o Boulevard Álvaro Maia e a Rua Santa Luzia, sentido bairro), João Valério e Rua Pará, no período da noite.
As obras fazem parte do projeto de expansão do saneamento na capital amazonense. Somente no bairro Nossa Senhora das Graças serão implantados mais de 15 mil metros de rede coletora de esgoto.
Durante a execução dos serviços, os trechos serão parcialmente interditados, com apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).
As obras no conjunto Vieiralves seguem até o final de novembro. Estão no cronograma da expansão as seguintes vias: Rio Madeira, Rio Purus, Rio Jutaí, Rio Içá, Rio Ituxi e Acre. Antes do início das obras, a Águas de Manaus reuniu com a Associação de Empresários do Vieiralves (AEV) e com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas (Abrasel Amazonas) para orientar sobre o serviço.
“Todo o esgoto coletado vai ser encaminhado para a Estação de Tratamento (ETE) do bairro Educandos. O acesso ao esgotamento sanitário representa mais qualidade de vida, com dados já comprovados de diminuição de doenças hidro veiculadas e de valorização imobiliária, entre outros benefícios”, destacou o gerente de Serviços da concessionária, Felipe Poli.
Postado por [email protected] em 05/out/2023 - Sem Comentários
Mais de 4 mil pessoas são beneficiadas com serviço; local recebeu mais de 8 mil metros de rede e CPAS.
Mais de quatro mil pessoas começam a ser beneficiadas com sistema de abastecimento de água tratada, na comunidade Itaporanga, zona Norte de Manaus. O local recebeu mais de oito mil metros de rede regular, além de um Centro de Produção de Água Subterrânea (CPAS), que irá atender os moradores 24 horas, sem interrupções.
O sistema Itaporanga foi construído pela Águas de Manaus, em parceria com a Prefeitura de Manaus, com o objetivo de assegurar que todas as famílias da comunidade tenham acesso à água tratada nas torneiras.
Moradora da comunidade há três anos, a dona de casa Girlene Buffon comemora a chegada do serviço. “Não tenho nem palavras para explicar a alegria de ter água em casa. Quando a água começa a sair da torneira, a gente fica muito feliz. É uma coisa nossa, e antes a gente não tinha isso, precisava regrar cada gota porque pegávamos em uma caixa da Associação de Moradores”, conta.
Para garantir que os moradores recebam saúde e melhoria na qualidade de vida através do saneamento, foi construído um CPAS de 200 metros de profundidade. A estrutura tem capacidade de produzir aproximadamente 82 mil litros de água, por hora. Todo líquido captado irá passar por tratamento para assegurar que os moradores recebam a água dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.
A comunidade também será contemplada com um reservatório com capacidade para 200 mil litros de água.
“Acompanhamos desde o início os trabalhos realizados aqui. No total já são mais de 85 localidades que na gestão do prefeito David Almeida receberam água de qualidade, beneficiando no total mais de 250 mil pessoas. Esse tem sido o diferencial do nosso trabalho que tem priorizado também as áreas mais vulneráveis de Manaus, a exemplo do que fizemos aqui”, afirmou o diretor-presidente da Ageman, Elson Andrade Ferreira da Silva.
Equipes da concessionária estão percorrendo a comunidade para cadastrar as residências e garantir que todos tenham acesso à água potável por meio da estrutura instalada. Por se tratar de uma comunidade vulnerável, todos serão cadastrados na Tarifa Manauara, que concede desconto de 50% no valor da tarifa de água e esgoto.
“Estamos acompanhando o crescimento da cidade, em especial nestas áreas vulneráveis. Estudamos cada localidade para levar o saneamento e proporcionar melhorias na qualidade de vida e na saúde para estas pessoas. Incluir as famílias na nossa tarifa social é promover também dignidade”, afirmou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.
Postado por [email protected] em 04/out/2023 - Sem Comentários
Evento na sede da Águas de Manaus teve debates sobre o tema.
Um novo compromisso pela preservação da Amazônia, envolvendo poder público e empresas privadas, foi oficializado nesta quarta-feira (04), com o lançamento do Movimento Impacto Amazônia. A iniciativa do Pacto Global da ONU foi apresentada pela primeira vez no Brasil em um evento na sede da Águas de Manaus, uma das empresas que participam da mobilização.
As agendas de saneamento básico e segurança hídrica foram discutidas em uma série de painéis. A programação contou com falas da ONU, Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus, Unicef, Águas de Manaus, Eletrobras, BID Invest, Coca-Cola do Brasil e de outras organizações com atuação em todo o país.
“É importante envolver a sociedade, grandes formadores de opinião, empresas. É um ecossistema que tem consequências positivas quando trabalhado junto e com um objetivo comum. A Águas de Manaus participa ativamente deste movimento. Nós somos prestadores de serviço e levamos água potável e tratamento de esgoto, então entendemos que temos muito a contribuir e também a aprender para que, cada vez mais, a cidade tenha qualidade de vida”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.
O Impacto Amazônia é o primeiro Movimento do Pacto Global da ONU no Brasil a ter como foco uma região.
“Manaus está dentro do principal bioma regulador climático do mundo, inclusive a região possui o maior reservatório de água do mundo. É emblemático a gente fazer o lançamento no Brasil do Movimento Impacto Amazônia aqui. Agradecemos a Águas de Manaus por ter sediado o evento e pela parceria”, afirma Camila Valverde, diretora do Pacto Global da ONU no Brasil.
As empresas que aderirem ao Movimento assumem o compromisso de, até 2030, implementar iniciativas e projetos que assegurem que a operação e a cadeia de valor da companhia não contribuam com o desmatamento e promovam ações para manter a floresta em pé.
“Esse é um evento importante. A gente conseguiu unir a comunidade para olhar o tema da água de forma mais profunda, transversal. Foi importante essa linguagem que foi trazida para o evento, com a participação dos especialistas. Teve muitas pitadas criativas e ao mesmo tempo que faz com que a gente pense no futuro”, destacou João Carlos dos Santos, especialista em Agricultura Sustentável da Coca-Cola do Brasil.
Impacto Amazônia
Por meio do engajamento dos setores público e privado, o Movimento Impacto Amazônia desenvolverá diversas ações específicas do Movimento e outras com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Para isso, serão colocados em prática planos de ação, diligências, apoio a projetos de bioeconomia nas comunidades amazônicas e o fortalecimento aos povos originários.
O Impacto Amazônia contará com uma estratégia de engajamento e desenvolvimento de ações junto às empresas que contempla dois pilares chaves: enfrentamento do desmatamento e manutenção da floresta em pé.
Postado por [email protected] em 03/out/2023 - Sem Comentários
Ação envolvendo Prefeitura e Águas de Manaus dará suporte para abastecimento e controle de qualidade.
Uma força-tarefa da Prefeitura de Manaus com a Águas de Manaus vai levar água potável para mais de 60 comunidades rurais durante a estiagem na capital amazonense. A ação deve beneficiar mais de 6 mil pessoas nas regiões afetadas. Na semana passada, o poder municipal decretou situação de emergência em decorrência da seca do rio Negro.
A distribuição iniciou na segunda-feira (02). Além de mais de 95 mil litros de água, a Águas de Manaus fornecerá apoio técnico para fazer o abastecimento de água nos locais, com caminhões-pipa e a presença de equipe para fazer controle de qualidade do líquido.
“A concessionária atua na zona urbana de Manaus, mas entende que este é um momento de solidariedade e união. Atendemos ao pedido da Prefeitura e vamos mobilizar equipes para atuar nestas áreas em específico, levando água de qualidade e de forma emergencial”, explica o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.
Para realizar essa distribuição, serão utilizadas lanchas das Secretaria Municipal de Educação (Semed) e de Saúde (Semsa), além de balsas pequenas que ainda conseguem navegar pelos rios da região.
“Estamos falando de 6,5 mil a 6,8 mil pessoas. Esse trabalho não se dá somente hoje. Esse alimento vai acabar. Acredito que, provavelmente, a gente vai fazer de 15 em 15 dias ou de 30 em 30 dias, dependendo das condições dessa estiagem, dessa seca severa”, enfatizou o prefeito David Almeida.