Postado por Daniele Brito em 26/jun/2024 - Sem Comentários
Águas de Manaus participa de elaboração do documento junto a órgãos municipais.
A Águas de Manaus participará da elaboração do novo Plano Municipal de Saneamento Básico da capital, anunciado pela Prefeitura de Manaus na terça-feira (25). Programa da concessionária para universalização do serviço de esgotamento sanitário na cidade, o Trata Bem Manaus integrará o documento, que está em deliberação junto a secretarias e órgãos municipais.
O Plano Municipal contempla quatro componentes: abastecimento de água; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.
A concessionária segue responsável pelos serviços de água e de esgoto. Em 2023, o abastecimento de água foi universalizado em Manaus e, em menos de dez anos, o mesmo ocorrerá com a coleta e o tratamento de esgoto, a partir de plano de obras traçado pelo Trata Bem Manaus.
“Quando você fala de saneamento, sempre é construído a várias mãos, todo mundo participa, e com certeza a concessionária, por ser a operadora do pilar de água e esgoto do saneamento, ela está no dia a dia fazendo o serviço, fazendo os investimentos, com seus avanços na universalização bem presentes. Um plano em toda conjuntura de saneamento é extremamente relevante e a gente sempre vê isso com bons olhos, porque o planejamento é fundamental para as ações serem bem executadas”, destaca o diretor-presidente da concessionária, Diego Dal Magro.
A Águas de Manaus faz parte da comissão responsável pela elaboração do plano, junto às secretarias municipais de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima); Infraestrutura (Seminf), Limpeza Pública (Semulsp) e Saúde (Semsa); Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e Conselho Municipal de Gestão Estratégica (Cmge). O grupo trabalha em um documento que atenda às demandas da população, integrando a segurança hídrica, com soluções inovadoras, considerando as particularidades ambientais e sociais.
“Nós estamos trabalhando a cidade de Manaus, tecnicamente, em uma condição para que nós possamos ter um direcionamento em relação ao tratamento dos nossos resíduos sólidos. É o plano municipal de drenagem, é o plano principal de universalização da água e, acima de tudo, para que nós possamos ter um balizamento técnico de como a cidade vai crescer e também como nós vamos tratar todos esses resíduos, todo o tratamento do esgoto. Isso é fundamental para que nós possamos ter melhor qualidade de vida”, destacou o prefeito de Manaus, David Almeida.
Sobre o Trata Bem Manaus
O Trata Bem Manaus é resultado de uma série de estudos realizados nos últimos anos, que consideraram as particularidades geográficas e dos corpos hídricos de Manaus. Essas análises apontaram a implementação de microbacias como a solução mais eficaz para que o acesso ao serviço de esgoto seja expandido de maneira mais rápida na cidade. O programa contempla investimentos de aproximadamente R$ 2 bilhões até 2033.
Para alcançar a universalização do serviço, a Águas de Manaus fará a implantação de mais de 2,7 milhões de metros de redes coletoras de esgoto nos próximos anos, além de obras de implantação e ampliação de pelo menos 70 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s), espalhadas por todas as zonas da cidade.
Todas as obras são realizadas em alinhamento com a Prefeitura de Manaus. Além disso, os bairros que recebem essas obras são visitados por equipes de conscientização, que passam de porta em porta com informações e tirando dúvidas dos moradores sobre a implantação do serviço.
Postado por Camila Henriques em 25/jun/2024 - Sem Comentários
Serviço será realizado entre 22h de quarta e 5h de segunda-feira (01/07).
A partir da noite desta quarta-feira (26/06), as equipes da Águas de Manaus iniciam uma frente de obras no cruzamento entre as Avenidas Djalma Batista e João Valério, em um trabalho que seguirá até o início da semana que vem. O serviço faz parte do programa Trata Bem Manaus e tem previsão para ser finalizado na madrugada da próxima segunda-feira (01/07).
Durante a execução da implantação das tubulações, as equipes alternarão trabalho nas faixas, sempre com uma liberada para o tráfego. Agentes de trânsito e fiscais de transporte do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) farão a orientação aos motoristas.
A rede coletora, com extensão de 170 metros, que será instalada no local faz parte do sistema que abrange, também, a avenida Constantino Nery. Neste período, a obra de construção de rede de esgoto que ocorre na Constantino será interrompida para que os condutores que trafegam diariamente pela Djalma Batista tenham uma rota alternativa. Os motoristas também podem optar por fazer o trajeto pelas avenidas Maceió, Mário Ypiranga e Umberto Calderaro.
Cronograma
Na quinta (27/6), as obras avançam para o sentido Centro/bairro avenida Djalma Batista, próximo à Praça Domingos Russo. Na sexta-feira (28) e sábado (29) as obras avançam pela avenida Djalma Batista, até alcançar o sentido bairro/Centro. No domingo (30) e na madrugada de segunda-feira (01/07), a concessionária fará ajustes finais para garantir a trafegabilidade da avenida.
“Esta obra irá permitir que todo esgoto coletado no bairro Nossa Senhora das Graças seja interligado no sistema que está sendo construído na avenida Constantino Nery. Ele será transportado até a Estação Elevatória no bairro São Jorge, e, posteriormente, encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgoto do Educandos, em um processo que contribui diretamente na preservação dos recursos hídricos da cidade”, explica o gerente de Projetos da Águas de Manaus, Jean Damaceno.
Trata Bem Manaus
O trabalho integra o cronograma de expansão do esgotamento sanitário na cidade, por meio do programa Trata Bem Manaus.
O programa garante a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da cidade em menos de dez anos. Estão previstas a implantação de mais de 2,7 milhões de metros de redes coletoras de esgoto nos próximos anos, além de obras de implantação e ampliação de pelo menos 70 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), espalhadas por todas as zonas da cidade.
Postado por Camila Henriques em 20/jun/2024 - Sem Comentários
Obras têm início nesta quarta (19), em duas faixas da Rua Barcelos.
O sistema de esgotamento sanitário em Manaus segue em expansão, com novas frentes de obra no Centro da cidade. A partir desta quinta-feira (20), as equipes da Águas de Manaus iniciam o trabalho de implantação de redes de esgoto na Rua Barcelos, na esquina com a Avenida Constantino Nery.
O serviço é realizado diariamente das 8h às 17h em duas faixas da via. Agentes de trânsito e fiscais de transporte do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) farão a orientação aos motoristas no local.
O projeto na via faz parte de uma extensão de mais de 5 km de rede coletora, que deve beneficiar 5,5 mil pessoas na Barcelos e nas ruas adjacentes. Os efluentes coletados no local serão enviados para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Educandos.
As obras integram o cronograma do Trata Bem Manaus, programa de universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na capital amazonense.
“Em menos de dez anos, a concessionária fará a implantação de mais de 2,7 mil km de redes em toda a cidade, além da construção e ampliação de mais de 70 ETEs. No entanto, esse trabalho vai além das obras. O saneamento básico contribui diretamente para a melhoria dos índices de saúde e para a preservação do meio ambiente”, destaca o gerente de Projetos da concessionária, Jean Damaceno.
Postado por Daniele Brito em 18/jun/2024 - Sem Comentários
Serão implantados mais de 2,6 mil metros de rede em mais de 15 vias, entre ruas e becos do bairro.
Mais de duas mil pessoas começam a receber a estrutura do sistema de esgotamento sanitário no bairro São Geraldo, na zona Centro-Sul da cidade. A obra faz parte do Programa Trata Bem Manaus, que prevê a universalização do serviço de coleta e tratamento do esgoto na capital amazonense. Ao todo, serão implantados mais de 2,6 mil metros de rede.
De acordo com o gerente de Projetos da Águas de Manaus, Jean Damaceno, o local será contemplado com a construção de estrutura de esgoto em 17 vias, entre becos e ruas. “Para que tenhamos os ganhos que o serviço de esgota trás, precisamos levar a estrutura para toda cidade e isso inclui também os locais de difícil acesso, como os becos. Realizamos um estudo topográfico e achamos soluções para que todos tenham acesso ao saneamento”, destaca o gerente.
As equipes iniciaram as implantações das redes coletoras e dos Terminais de Inspeção e Limpeza (TIL), na última semana. Serão, mais de 2,7 mil metros de rede coletora, que irão coletar e transportar o esgoto produzidos em cerca de 500 imóveis.
“Como o sistema de esgotamento sanitário funciona por gravidade, são necessárias mais estruturas para, por exemplo, transportar o esgoto das áreas mais baixas até as mais elevadas. Também estamos construindo uma Estação Elevatória de esgoto (EEE) que irá bombear todo este efluente para uma rede especial, que chamamos de linha de recalque”, ressalta Damaceno.
Tratamento e meio ambiente
Todo esgoto coleta do bairro São Geraldo será transportado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Educandos. O local tem capacidade para tratar 26,3 milhões de litros de esgoto por dia. “Com a ampliação da cobertura e a conexão dos imóveis ao sistema de esgotamento sanitário, teremos todo esgoto coletado levado até a estação. Hoje ainda não trabalhamos com a capacidade máxima de tratamento dela, ou seja, conseguimos expandir e tratar mais esgoto, que retornará para a natureza livre de contaminações”, enfatiza o gerente de Projetos.
Após passar pelo tratamento e desinfecção, o efluente é devolvido ao rio Negro. Para os próximos anos a concessionária prevê a construção de mais de 2,7 milhões de redes coletoras e mais de 70 estações de tratamento. Com isso, todo esgoto que hoje, é despejado nos igarapés e rios da cidade passará a ser coletado e tratado. Ao final, ele será devolvido à natureza dentro dos padrões estabelecidos pelos órgãos ambientais e de saúde.
Postado por Daniele Brito em 13/jun/2024 - Sem Comentários
Com a implantação de mais de 8,8 mil metros de rede, todo esgoto coletado será transportado até a ETE Raiz.
Nesta semana, o programa Trata Bem Manaus chegou no bairro Petrópolis, zona Sul da cidade. O local já começa a receber obras de implantação de rede coletora de esgoto. Ao todo, serão construídos mais de 8,8 mil metros de rede que irão coletar e transportar o esgoto produzido nas residências até uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Mais de 8,4 mil pessoas serão beneficiadas com a estrutura.
As obras iniciaram nas ruas Francisco Couto Vale e João Mendonça, simultaneamente. Equipes de conscientização acompanham os trabalhos para informar e tirar dúvidas dos moradores em relação à obra. “Antes de iniciarmos fizemos uma reunião com a comunidade. Na ocasião explicamos sobre como vamos atuar no bairro, os benefícios que chegam junto com o serviço e como as pessoas podem fazer para se conectar ao sistema. Durante a execução da obra, também disponibilizamos os colaboradores para atender aos moradores”, destaca o gerente de Projetos, Jean Damaceno.
A previsão é que o serviço de implantação da rede seja concluído no início de agosto. Ao final, mais de 1,6 mil imóveis estarão prontos para a conexão ao sistema de esgotamento sanitário. “Após a conclusão da obra, alguns imóveis precisam realizar adequações internas para se interligarem à rede coletora. Nosso time também atua explicando como os moradores podem fazer para aderirem ao sistema e contribuírem para recuperação dos nossos igarapés”, ressalta.
Todo esgoto coletado será transportado para ETE Raiz. A estação está sendo construída às margens do igarapé do 40.
ETE Raiz
A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Raiz começou a ser construída em abril deste ano. A primeira etapa do empreendimento será entregue no segundo semestre deste ano e já vai ter capacidade para tratar mais de 7 milhões de litros de esgoto por dia.
“Quando finalizarmos esta etapa, já vamos poder tratar todo esgoto coletado desta área que está recebendo a rede coletora. Por ser uma das maiores estações da cidade, ela será executada em quatro etapas. Ao final – em 2027 -, vai ter capacidade para tratar mais de 31 milhões de litros de esgoto por dia, ou seja, todo este volume que antes era despejado diretamente na natureza passará por tratamento e será devolvido ao meio ambiente livre de contaminações”, ressalta Damaceno.
Além do esgoto coletado no bairro Petrópolis, a ETE também vai receber esgoto de bairros como Raiz, Japiim, Praça 14 de Janeiro, Cachoeirinha, São Francisco e Armando Mendes.
Postado por Camila Henriques em 11/jun/2024 - Sem Comentários
Interligação vai da margem direita à esquerda da via, na direção do prédio do Sinetram.
As obras de implantação de rede de esgoto em Manaus avançam em mais um trecho da Avenida Constantino Nery. Na noite desta terça-feira (11/06), as equipes da Águas de Manaus iniciam uma interligação que vai da margem direita à esquerda da via, na altura do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amazonas (Sinetram).
O trabalho será realizado das 22h às 4h nas vias exclusivas de acesso do transporte coletivo. Nas demais faixas, as equipes atuam no período diurno e noturno, com interdição parcial, em cada um dos sentidos. Agentes de trânsito e fiscais de transporte do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) farão a orientação aos motoristas e também, caso necessário, sinalizarão áreas de desvio para os ônibus que passam pelo local.
“Nossas equipes realizam a interligação de um novo sistema de esgoto ao que já existe, e que já é enviado para a Estação de Tratamento (ETE) Educandos. Reforçamos que, em nenhum momento, a via ficará 100% interditada”, destaca o gerente de Projetos da concessionária, Jean Damaceno.
Trata Bem Manaus
As obras da Constantino Nery fazem parte do cronograma de expansão do esgotamento sanitário na cidade, por meio do programa Trata Bem Manaus. O objetivo é garantir a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da cidade em menos de dez anos. Estão previstas a implantação de mais de 2,7 milhões de metros de redes coletoras de esgoto nos próximos anos, além de obras de implantação e ampliação de pelo menos 70 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s), espalhadas por todas as zonas da cidade.
Postado por Camila Henriques em 11/jun/2024 - Sem Comentários
Profissionais e estudantes visitaram Estação de Tratamento de Esgoto e tiraram dúvidas sobre expansão do sistema na capital amazonense.
A expansão do esgotamento sanitário em Manaus foi tema da segunda edição do Saneamento em Pauta, workshop voltado para a imprensa local, realizado pela Águas de Manaus. Aproximadamente 100 pessoas participaram do evento, realizado no sábado (08).
O encontro iniciou no auditório do Hotel Da Vinci, com uma apresentação sobre o conceito de esgoto e sobre a adesão ao serviço como forma de preservação do meio ambiente e de melhoria nos índices de saúde.
Os jornalistas tiveram um panorama do plano de expansão do sistema na capital, com universalização em menos de dez anos, por meio do programa Trata Bem Manaus. A importância do serviço foi corroborada por cases como o do Beco Nonato, na Cachoeirinha, que é a primeira área de palafitas com redes de esgoto instaladas.
“Essa é uma oportunidade de ouro que temos para tirar dúvidas e comunicar de forma direta e concisa o funcionamento do sistema de esgoto em Manaus e como a recuperação dos corpos hídricos da cidade só é possível com a adesão da população”, destaca o gerente de Operações da Águas de Manaus, Lineu Machado.
Em seguida, os participantes conheceram na prática como funciona o tratamento de esgoto, da coleta à devolução livre de efluentes à natureza. Isso ocorreu por meio de uma ida à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Timbiras, que tem capacidade de atender a mais de 100 mil moradores da Zona Norte de Manaus. “A visita foi de extrema importância, porque eu acredito que, quanto mais a gente conhece esse tipo de processo, mais a gente pode contribuir para um meio ambiente mais agradável, mais seguro”, resumiu a jornalista Amanda Bulcão.
Após a visita, os jornalistas participaram de um quiz sobre os conceitos apresentados durante o workshop. A acadêmica do 6° período de Jornalismo da Fametro, Emanuelly Silva, foi a primeira colocada e ganhou um notebook.
“Eu penso que é muito importante participar de eventos como este porque me traz muitos conhecimentos, e esse é mais importante ainda porque fala sobre saneamento e meio ambiente, que são temas que a gente vê pouco na sala de aula. Foi uma experiência única e incrível ouvir e aprender com as pessoas que são responsáveis por esse processo”, destacou a universitária.
Prêmio de Jornalismo
A concessionária está com inscrições abertas para a terceira edição do Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental. A premiação é voltada para reportagens sobre saneamento básico e tem o intuito de estimular a produção de materiais em texto, áudio e vídeo sobre o tema.
Os interessados em se inscrever têm até o dia 11 de outubro deste ano, às 23h59 (horário de Manaus), pelo hotsite http://www.premioaguasdemanaus.com.br/. No endereço, também é possível consultar o regulamento. O prêmio reconhecerá matérias produzidas e publicadas no período compreendido entre 1 de novembro de 2023 a 11 de outubro de 2024.
Neste ano, a novidade fica por conta da categoria Trata Bem Manaus, que irá premiar a melhor reportagem sobre esgotamento sanitário na capital amazonense. Materiais que estão inscritos em outras categorias também poderão concorrer nesta.
Postado por Camila Henriques em 03/jun/2024 - Sem Comentários
Intervenção no sentido bairro / Centro começa a partir da saída da rua Arthur Bernardes, nas proximidades da passagem de nível do São Jorge.
A implantação do sistema de esgotamento sanitário nos novos trechos da avenida Constantino Nery segue com execução intensa. A obra já tem mais de 70% de execução concluída e a previsão é que seja finalizada até o final de junho. Nesta semana, outro trecho – no sentido bairro/Centro começa a ser construído. Ao todo, mais de 23,5 mil pessoas serão beneficiadas com o serviço.
A partir desta segunda-feira (03), as equipes iniciam as obras no sentido bairro/Centro. A intervenção ocorre a partir da saída da rua Arthur Bernardes, nas proximidades da passagem de nível do São Jorge. Nesta área, o serviço ocorre nos quatro turnos, com intervalo das 5h às 9h.
Para que o serviço ocorra com segurança, durante a execução das obras as vias serão interditadas parcialmente. Para isto, equipes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) irão sinalizar a via e orientar os motoristas.
“Já iniciamos o corte do asfalto durante o último fim de semana. A partir de hoje estamos com equipes realizando a solda dos tubos, que são de dimensões maiores, para que sejam implantados na via, posteriormente. Estamos com equipes trabalhando de manhã, tarde, noite e madrugada. Também atuamos nos fins de semana para que a obra tenha mais celeridade. Com isso, Manaus avança no quesito saneamento básico e a cidade ganha em qualidade de vida para as pessoas e para o meio ambiente”, ressalta Damaceno.
O esgoto coletado na região será coletado e transportado para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Educandos.
Centro/bairro
No trecho entre a rua Leonardo Malcher e a avenida Álvaro Maia, o serviço tem intervalo das 16h às 19h. Além da rede coletora geral, as equipes também atuam na implantação do Terminal de Inspeção e Limpeza (TIL) na frente de cada imóvel. É através dele que cada morador poderá se conectar ao sistema.
“Nossas intervenções ocorrem em sincronia com o intuito de gerar o mínimo de impacto para a população. Atuamos com as grandes intervenções nos horários de menor fluxo de veículos – à noite – e nas menores nos horários mais movimentados – de dia. Esta obra é de grande importância para a cidade, pois contempla mais 23,5 mil pessoas direta e indiretamente, pois estamos falando de residência de toda esta região que passarão a ter o esgoto coletado e tratado”, enfatiza Damaceno.
Trata Bem Manaus
As obras da Constantino Nery fazem parte do cronograma de expansão do esgotamento sanitário na cidade, por meio do programa Trata Bem Manaus. O objetivo é garantir a universalização dos serviços de coleta e tratamento de esgoto da cidade em menos de dez anos. Estão previstas a implantação de mais de 2,7 milhões de metros de redes coletoras de esgoto nos próximos anos, além de obras de implantação e ampliação de pelo menos 70 Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s), espalhadas por todas as zonas da cidade.
Somente neste ano, serão construídos cerca de 200 quilômetros de rede coletora na cidade de Manaus.