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Nos últimos dois anos, Manaus recebeu diversas melhorias nos serviços de água e esgoto. No dia 15 de junho de 2018, o grupo Aegea assumia a gestão do saneamento básico na cidade, através da concessionária Águas de Manaus. A transformação vem ocorrendo através de obras, projetos e, principalmente, de uma maior proximidade com a população da capital amazonense.

 

Para marcar os dois anos da Águas de Manaus, a concessionária lança, nesta semana, mais um serviço de relacionamento para seus clientes: a Ouvidoria. Com atendimento totalmente online, o novo serviço ficará integrado à agência virtual, disponível no site da concessionária (www.aguasdemanaus.com.br).

 

Antes de acessar a Ouvidoria, os clientes precisam acionar um dos canais de atendimento da concessionária, que funcionam 24h por dia, como o SAC 0800-092-0195, o Whatsapp 98264-0464, o aplicativo Águas APP e a própria agência virtual, para obter um protocolo de atendimento da solicitação.

 

A ouvidora, Márcia Castro, explica que o novo canal chega para reforçar a confiança entre empresa e população. “Nosso objetivo é ser a voz do cliente dentro da empresa. O cliente que passou por canais de atendimento como SAC ou Whatsapp e ainda ficou com alguma pendência agora terá a opção de recorrer a ouvidoria. Nela, teremos representantes de diversos setores da empresa para tratar das demandas e assim, proporcionar uma resposta rápida e completa para todas as solicitações recebidas”, diz Márcia.

 

A criação da Ouvidoria é mais um passo dado pela Águas de Manaus para um bom relacionamento com a cidade. Nos últimos dois anos, a concessionária ampliou seus canais de atendimento. Durante a pandemia, criou o “porta em porta”, inciativa que leva as equipes da concessionária até a casa do cliente para negociar débitos e atender solicitações dos moradores.

 

DOIS ANOS DE TRABALHO – A Águas de Manaus avançou em várias frentes nestes dois anos. No abastecimento de água, que hoje atende 2,2 milhões de pessoas com água tratada na capital, a principal ação da concessionária foi investir na construção de cinco novos reservatórios na cidade. Inaugurados ao longo de 2019, as novas unidades ficam nos bairros Jorge Teixeira, Cidade de Deus, Cidade Nova, Colônia Santo Antônio e Compensa. Os reservatórios ampliaram a capacidade de reservação de água tratada na cidade em 30 milhões de litros, beneficiando aproximadamente 500 mil pessoas que são abastecidas por estes cinco sistemas.

 

A concessionária também ampliou e substituiu adutoras, como a localizada na rua Raul de Azevedo, no bairro Santo Antônio, que alimenta os sistemas de abastecimento do São Jorge/São Raimundo e Castelhana. O novo trecho, de aproximadamente 1.100 metros, substituiu duas adutoras antigas que eram do tempo dos ingleses. A nova rede, de 800mm, começou a operar em dezembro de 2019, beneficiando 140 mil pessoas e desativando a antiga tubulação do local. A segurança proporcionada pela nova tubulação é um dos principais ganhos.

Becos e regiões de palafitas e rip-rap da cidade passaram a receber água de maneira regular após a chegada da Águas de Manaus

 

 

Mais de 40 quilômetros de novas redes de abastecimento de água também foram implantados nestes dois anos de Águas de Manaus. Além de acompanhar o crescimento vegetativo da cidade, a concessionária também passou a atender áreas que não contavam com o abastecimento regular, como becos e palafitas. Estas áreas foram mapeadas e visitadas pelo programa “Vem com a Gente”, que já passou por 28 bairros da cidade, atendendo 800 mil pessoas na capital. “Queremos sempre atender bem toda a cidade, tratando bem quem esteja no bairro mais nobre ao mais periférico da capital. Nós estamos levando água para a população vulnerável, que vive em comunidades, becos e palafitas. Lugares estes que estavam esquecidos nessa questão de abastecimento de água. Além disso, essas pessoas recebem orientações de consumo, são cadastradas na tarifa social. A fatura de água passa a ser o primeiro comprovante de residência para muitas delas. Isso é levar dignidade até essas pessoas”, declarou Renato Medicis, diretor-presidente da concessionária.

 

A concessionária também trabalha em novos sistemas de abastecimento na região do Tarumã, em comunidades como o Parque das Tribos, Parque Riachuelo 1 ,2, Parque Rio Solimões e Portal Tarumã. Nessa estrutura, estão previstos 35 mil metros de novas redes de água, quatro poços profundos (CPAS) e dois reservatórios. Aproximadamente 13 mil pessoas devem ser beneficiadas com estas obras, que já estão em fases avançadas.

 

NOVO PATAMAR – Em relação ao sistema de coleta e tratamento de esgoto, as três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE´s) foram entregues pela Águas de Manaus na cidade. A principal delas é a ETE Timbiras, na Cidade Nova, que é a maior do Norte do país e consegue tratar 220 litros por segundo, beneficiando 100 mil pessoas na Cidade Nova e adjacências. Além delas, foram inauguradas neste período a ETE Villa Nova, localizada na Cidade de Deus, que alcança mais de 12 mil pessoas e a ETE Ayapuá Xingu, na Compensa, que consegue tratar 27 litros por segundo, melhorando a qualidade de vida de mais de 10 mil pessoas na zona Oeste.

 

“Temos a meta contratual de elevar, até 2030, a cobertura de esgotamento sanitário na cidade de 20% para 80%. A empresa já começou a trabalhar para isso desde a chegada à capital, através de estudos e projetos que vão ser implantados ao longo da década”, garante o diretor-presidente da empresa Renato Medicis. “Vamos investir em expansão de redes de coleta, construir novas Estações de Tratamento de Esgoto de médio e grande porte e também, ter um trabalho especial para sensibilizar a população, para que todos entendam a importância de se conectar às nossas redes e tratar seu esgoto”, completa o diretor-presidente.

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