Notícias
A Prefeitura de Manaus vistoriou, na manhã desta quarta-feira (18), frentes de trabalho da Águas de Manaus. O objetivo é alinhar estratégias para que os serviços realizados pela concessionária aconteçam em conjunto com os pacotes de obras lançados pela Prefeitura. Além disso, o planejamento das próximas intervenções da empresa para implantar melhorias de saneamento básico foi apresentado ao Município.
Arone Bentes, superintendente da Unidade Gestora de Projetos Municipais de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário (UGPM-Água), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), representou o Prefeito David Almeida no roteiro de visitas. Para Arone, ações como esta precisam ser intensificadas, para garantir que os investimentos realizados na cidade tanto pela Prefeitura, quando pela concessionária, cheguem de fato até a população.
“Estamos conhecendo todo o processo da rede de água, da captação à chegada na casa dos moradores. Aproveitamos também para trazer demandas da população e alinhar soluções que tenham como objetivo, o bem estar dos manauaras”, destacou o superintendente.
As equipes da Prefeitura visitaram o complexo de Produção de Água da Ponta do Ismael, na Compensa, que é responsável pelo abastecimento de 70% da capital. O processo de captação, tratamento e controle de qualidade na água produzida no local foi apresentado. Além disso, a nova estação de Tratamento de Lodo, que está sendo construída no Complexo, também foi vistoriada pela Prefeitura.
No bairro do São Jorge, na zona Oeste de Manaus, as equipes da Prefeitura fiscalizaram o trabalho em regiões de palafita que estão sendo impactadas pela cheia. A Águas de Manaus, realiza, desde o começo do mês, uma ação para elevar as tubulações que distribuem água tratada nestas áreas. Com a elevação da estrutura das redes de distribuição, a empresa evita o contato das tubulações com a água contaminada e ainda facilita os trabalhos de manutenção. “Esse trabalho é muito importante, pois garante que a população tenha água tratada mesmo no período da cheia. Seria um risco muito grande de contaminação ou infecção deixar a rede submersa. Todo esse trabalho foi feito sem gerar nenhum ônus para a população”, frisou Arone Bentes.
A visita também incluiu o trabalho de conscientização sobre as redes de esgotamento sanitário que existem na cidade. No bairro do São Lázaro, na zona Sul de Manaus, os representantes da Prefeitura acompanharam as equipes da concessionária que estão atuando de porta em porta, orientando os moradores sobre a importância da conexão ao sistema de esgotamento e tirando dúvidas da população. Atualmente, 26% da capital já conta com o serviço. A previsão da concessionária é investir R$ 1 bilhão nos próximos anos, para que a cobertura continue sendo ampliada.
O diretor-presidente da Águas de Manaus, Thiago Terada, reforçou que a empresa está à disposição da Prefeitura, demais órgãos e de qualquer pessoa para esclarecer dúvidas e alinhar novas ações. “Fazemos questão de abrir nossas portas e mostrar todo o nosso processo de forma transparente. Desta forma conseguimos melhorar o relacionamento com a cidade e os órgãos fiscalizadores. Entendemos que atuar em conjunto com a Prefeitura é fundamental para implantarmos as melhorias que estão planejadas para a cidade”, destacou Terada.