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As ações para combater as perdas e desperdício de água tem avançado desde o início da gestão da Águas de Manaus na capital. A concessionária chegou na cidade em junho do ano passado e vem escrevendo uma nova história no saneamento da capital do Amazonas. Diariamente, por meio de alguns programas de relacionamento com a população, a empresa atua no combate ao desperdício e na conscientização sobre a regularização de água em Manaus.
O programa de atendimento itinerante “Vem com a Gente”, é uma das principais frentes de trabalho nesta missão de reduzir o índice de desperdício e fraudes na cidade. Criado em agosto de 2018, as equipes do projeto já percorreram cerca de 120 mil residências, realizando mais de 11.737 regularizações de rede de água neste período na capital. Nos últimos 10 meses de atuação, o programa de atendimento itinerante passou por 17 bairros e também implantou mais de 13 quilômetros de extensões de rede, levando água tratada até locais que não contavam com abastecimento regular, como becos e palafitas.
Entre os bairros visitados pelas equipes da Águas de Manaus estão Cachoeirinha, Raiz, Colônia, Praça 14, Educandos, São Raimundo, Glória, Presidente Vargas, Aparecida, Santo Antônio, Santo Agostinho, São Jorge, Vila da Prata, Nova Esperança, Lírio do Vale, Cidadão 10 e Compensa, onde os trabalhos estão concentrados atualmente. A meta é visitar todos os bairros da capital até 2020. Além da regularização, o Vem com a Gente ainda oferece uma série de serviços aos moradores, como a inclusão na tarifa social, benefício que concede 50% de desconto na fatura.
DESPERDÍCIO – A concessionária também vem atuando na gestão de desperdício de água tratada. Diariamente, 630 milhões de litros são captados do Rio Negro e tratado sob um rígido padrão de qualidade. Do total captado, 40% acaba se perdendo por conta de ligações irregulares e mau uso. Os investimentos para resolver o problema incluem uma série de ações para educar a população quanto ao consumo consciente, além de tecnologia e combate às fraudes. Uma destas ações foi criar novos canais de relacionamento com a população e incentivá-la a registrar toda ocorrência de perda de água tratada nestes canais. Assim, as equipes da concessionária podem atuar rapidamente na correção do problema. Além do call center (0800 092 0195), a Águas de Manaus promoveu melhorias em sua agência virtual, no site da empresa (www.aguasdemanaus.com.br), criou um aplicativo para smartphones, o “Águas APP” e lançou recentemente o serviço de atendimento via whatsapp, através do número 98264-0464. Todos estes canais estão 24h à disposição da população de Manaus.
Outro programa implantado pela concessionária é o “Afluentes”, onde lideranças comunitárias de todas as zonas da cidade podem enviar solicitações para as equipes da concessionária através de um canal direto, via Whatsapp. Com as solicitações chegando mais rápido ao conhecimento da empresa, as demandas podem ser resolvidas com maior agilidade.
Outro ponto destacado é o trabalho para o conserto de vazamentos internos, sejam estes visíveis ou não. As equipes da empresa atuam diariamente nas ruas da capital, em três turnos. Em 2019, já foram realizados um total de 53.113 serviços, entre eles conserto de vazamentos, de acordo com levantamento da Gerência de Serviços. Mais de 115 mil serviços também já foram realizados pelas equipes do programa Vem Com A Gente desde o início do projeto, incluindo conserto de vazamentos e regularização de ligações.
FISCALIZAÇÕES – A Águas de Manaus também intensificou as fiscalizações contra fraudes em locais de grande porte. Estas fiscalizações especiais, realizadas em parceria com a Polícia Civil, já conseguiram encontrar irregularidades em centros comerciais, condomínios, postos de gasolina, grandes drogarias, canteiros de obra e até em shoppings. Em 2018, das 90 ações do tipo realizadas pela concessionária, 88 identificaram alguma fraude no fornecimento de água. Para 2019, a meta é realizar pelo menos 150 inspeções nesses locais até o fim do ano. Os principais tipos de fraudes encontradas pelas equipes nestas operações são: desvio de ramal, hidrômetro fraudado, hidrômetro invertido, religação por conta própria, bomba de sucção, ligação clandestina, fornecimento de água a terceiros e lacre violado. Uma ligação fraudada consome, em média, quatro vezes mais do que o consumo normal registrado por uma ligação hidrometrada regular.