Notícias

Ver notícia

Comunidade fundada há seis anos terá acesso à água tratada pela primeira vez.

“Vamos parar de beber água da cacimba – que é uma água que pode causar doenças -, e vamos ter o nosso tão sonhado comprovante de residência, ou seja, a chegada da água encanada vai transformar a vida de todos os moradores. Para a gente, é muito mais que água, é dignidade mesmo. A expectativa de todos por aqui é muito grande, chega a emocionar”. A declaração é de Elenilson Oliveira, morador e liderança da comunidade Anexo Gilberto Mestrinho, na zona Leste de Manaus, fundada há aproximadamente seis anos e que começou a receber obras de implantação de rede de abastecimento de água regular na última semana.

No local, estão sendo implantados 750 metros de rede que irão beneficiar mais de 120 famílias que vivem em situação de vulnerabilidade. A comunidade é composta por 10 vias, entre ruas e becos.

A obra tem previsão para ser concluída no prazo de 10 dias

As obras foram iniciadas na última segunda-feira (03) e devem ser concluídas em até 10 dias. O local faz parte do mapeamento que a Águas de Manaus realiza para acompanhar o crescimento vegetativo da cidade, por meio do programa “+Águas”. De acordo com o gerente de Projetos da concessionária, Waldiney Lima, o avanço do serviço reflete positivamente na qualidade de vida das pessoas que moram nessas áreas.

“A partir de agora, essas famílias poderão contar com água tratada chegando diretamente nas torneiras. Isso irá mudar as vidas dessas pessoas que até hoje buscavam alternativas para ter acesso à água, muitas vezes de procedência duvidosa. Após a finalização da implantação da rede realizaremos as ligações com as residências para garantir que cada imóvel seja devidamente abastecido”, destaca o gerente.

Há seis anos, a moradora da comunidade, Eliana dos Santos, se abastecia com água de cacimba

Consolidação

Desde que iniciou a atuação em Manaus, a concessionária realizou ações que resultaram na universalização do serviço de abastecimento de água tratada na capital amazonense. Hoje, mais de 99% da cidade é abastecida regularmente pelas estruturas da companhia.

No mesmo período, também foram realizados investimentos em melhorias no sistema já existente para redução das perdas. Com isso, Manaus está entre as capitais que mais diminuíram o índice de perdas de água no Brasil, segundo dados do Instituto Trata Brasil.

A estrutura regular de água está sendo implantada nas 10 vias da comunidade

“Estas ações de regularização e de melhorias no sistema refletem na qualidade dos serviços prestados, além de contribuírem para a preservação do meio ambiente, por meio da segurança hídrica da cidade. Levamos água para os moradores e orientamos o uso consciente. Isso vai desde como eles utilizam este bem até a maneira como irão devolvê-lo à natureza, com o uso das redes de esgoto”, ressalta Waldiney Lima.

Compartilhar:

Veja Também

Revista Aegea Saiba mais
Revista Aegea

Faça o download da Revista Aegea e fique por dentro das novidades que acontecem na empresa.

Quem Somos Saiba mais
Quem Somos

A Águas de Manaus é responsável pelos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto de Manaus.

POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS Saiba mais
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS

A Aegea busca garantir o mais alto nível de transparência e ética em suas atividades, e o seu compromisso também se estende ao tratamento...

Águas de Manaus Saiba mais
Águas de Manaus