Quando o imóvel está ligado à rede coletora, todos os resíduos domésticos produzidos nas atividades do dia a dia são conduzidos às Estações de Tratamento de Esgoto, onde recebem o devido tratamento e destinação. É mais saúde e valorização do imóvel.
Para conectar sua casa à rede pública de esgoto é necessário ter uma ligação intradomiciliar de esgoto, que faz a conexão do sistema interno da residência à caixa de inspeção. O sistema interno usualmente é composto por caixa de passagem e caixa de gordura, com tubulação até a caixa de inspeção.
A execução desse sistema é de responsabilidade do proprietário. A caixa de inspeção na calçada destina o esgoto da residência à rede pública. Tanto a caixa na calçada como a tubulação da rede ficam na área externa e a ligação entre elas é de responsabilidade das Águas de Manaus.
As estruturas de esgoto e de drenagem de sua residência devem ser conectadas nas redes corretas. Ambas são estruturas que funcionam de maneira diferente e qualquer conexão irregular pode causar problemas como sobrecarga, transbordamento, além de danos ao meio ambiente, pois o esgoto despejado incorretamente na rede de drenagem não passa por tratamento.
Nesse folheto explicativo, você tem todas as informações necessárias para consultar quando quiser. Baixa agora!
Para que o serviço de esgotamento continue avançando e trazendo melhorias para a qualidade de vida de Manaus, é necessário que a população também atue em conjunto. Benefícios coletivos como a despoluição do meio ambiente só serão alcançados através da conexão dos imóveis da cidade à rede de esgotamento.
A ligação pode ser solicitada diretamente à concessionária, nos canais oficiais, ou com as equipes que atuam diretamente no serviço porta a porta nas regiões que já possuem o sistema disponível.
A tarifa de esgoto só é cobrada em locais onde existe sistema disponível. Os valores das tarifas praticados em Manaus são regulados pela Agência Reguladora do Município (Ageman). A cada 1 real consumido em água, é cobrado 1 real relacionado ao tratamento do esgoto. A cobrança também é estabelecida em legislações Federais, na Lei nº 14.026/2020 e na Lei nº 11.445/2007, bem como o Manual de Prestação de Serviços e Atendimento ao Consumidor (MPSAC).
Todos os direitos dos clientes estão descritos na íntegra no MPSAC, que está disponível clicando abaixo: